Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Jaciara Barros

Em um cenário lúdico, emoldurado por carros e jipes já plotados com imagens espetaculares e fortes da prova fora de estrada, painéis das belezas do Tocantins e tochas de fogo criando clima selvagem, o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos, representando o governador Siqueira Campos, lançou oficialmente na noite dessa terça-feira, 26, na Ahãdu Eventos, em Palmas, o 19º etapa do Rally dos Sertões no Tocantins.

Após assistirem um vídeodocumentário sobre o Rally dos Sertões, as autoridades presentes, os seis pilotos do Tocantins e os parceiros, compartilharam o otimismo do secretário anfitrião, que ressaltou em seu pronunciamento a oportunidade que o Estado do Tocantins recebe de estar no centro das atenções da mídia nacional e internacional.

Ele ainda destacou a parceria com a Dunas Race, através de seu diretor Marcos Moraes, que compareceu ao encontro e sempre inclui no roteiro dos Sertões os caminhos aventureiros do Estado, não deixando de manter o equilíbrio “harmônico” com a natureza. O secretário do Planejamento parabenizou Porto Nacional, que recebe pela primeira vez os competidores do Rally, segundo ele, bem estruturada em seu receptivo para acomodar os mais de 1500 integrantes da comitiva de esportistas e técnicos. Eduardo fez um paralelo entre os pilotos, com seu espírito aventureiro e desbravador, e a Porto Nacional histórica, palco de lutas pela criação do Estado do Tocantins. O secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jefferson Lopes, trouxe mensagem da prefeita Teresa Martins, colocando-se como parceira e agradecendo a passagem pela cidade.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Lúcio Flavo Adorno, agradeceu a presença do secretário Eduardo, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Raimundo Moreira, e de outras autoridades presentes, além do trade, imprensa e os representantes das cidades de Gurupi, Porto Nacional e Lizarda, que vão abrigar a comitiva do Rally. Entusiasmado, assemelhou o Estado ao capim dourado do Jalapão, no brilho que reluz no cenário turístico.

Adorno anunciou a parceria que está sendo definida com a Dunas Race para desenvolver ação na comunidade do Prata, em São Félix do Tocantins, após a passagem do Rally dos Sertões. Lá, a Dunas irá apoiar o Turismo de Base Comunitária, com adequações de residências com camas e banheiros, para hospedagem alternativa de visitantes. Também será construído e equipado restaurante “Sabor do Quilombo”. A Adtur responsabiliza-se pela qualificação da mão de obra local, oferta de cursos de gestão, hospitalidade e gastronomia, além de monitoramento do projeto.

O piloto André Siqueira representou os pilotos do Tocantins e Marcos Moraes, diretor da Dunas Race, detalhou informações sobre o roteiro de 2011, mostrando sua preocupação com a “responsabilidade ecológica”do Rally dos Sertões. Moraes apresentou a ação socioambiental, que o Rally desenvolve em cidades do Tocantins, e parabenizou a piloto Marieta Moraes, uma das duas mulheres que competem no universo masculino da prova.

Presenças

Foram prestigiar o lançamento do Rally dos Sertões no Tocantins o presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Parrião Júnior; subsecretário de Indústria e Comércio, Pedro Ferreira; presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-TO (ABAV), Gleber Miler; presidente do Fórum Estadual de Turismo (Foestur), Maria Arisleda Barros; presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-TO), Luis Pires (que representou o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves); presidente do clube Jalapão Off Road, Paulinho e equipe; coordenador do Rally em Goiás, Carlos Ronay; presidente da Associação dos Profissionais de Turismo (Aprotur), Vanilda Paccini; presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO), Rosa Eufrásio, e a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-TO), Ilza Corrêa.

Fonte: Secom