Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Controladoria Geral do Estado – CGE -, em respeito, a Lei 2.459 de 05 de julho de 2011, passou a avaliar, desde o dia 22 de julho, os candidatos aos cargos públicos nos Núcleos Setoriais de Controle Interno- NUSCIN dos órgãos estaduais. A referida Lei, em consonância com a Lei 1.415 de 2003, especifica que os candidatos aos cargos deste setor devem ser aprovados pelo secretário-chefe da CGE e que os servidores dos Núcleos sujeitam-se à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria Geral do Estado, sem prejuízo da subordinação administrativa ao órgão ou entidade a que integrem.

Para dar cumprimento à Lei, a CGE formou uma comissão para avaliação dos currículos e entrevista com os candidatos aos cargos nos NUSCIN. A presidente da Comissão, Eva Moreira Martins Santos, explicou que os gestores enviam os currículos e em seguida é marcada uma entrevista onde o interessado deve demonstrar conhecimentos técnicos na área.

“Nós fazemos um questionário, abordando entre os temas suprimento de fundos, noções de licitações e contratos, classificação orçamentária e PPA”, explica Eva. Ela acrescenta, ainda, que ao todo são 11 questões técnicas e o candidato deve acertar pelo menos 60% delas para ter resultado satisfatório.

Após a entrevista e análise do currículo do interessado na vaga, a comissão elabora um relatório e envia ao secretário-chefe da CGE que, por meio de um Termo de Aprovação, encaminha, posteriormente, ao Gestor da pasta interessada. Desde o último dia 22 , já foram realizadas 37 entrevistas.

Para o secretário-chefe, Éldon Barbosa, com esta avaliação é possível verificar a aptidão do candidato para o controle interno antes de nomeá-lo ou contratá-lo e garantir um serviço de qualidade no setor. “Esta iniciativa é muito importante e tem total apoio do governador Siqueira Campos”, ressalta. (Ascom CGE)