Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Fecomércio Tocantins e a CNC realizaram uma pesquisa durante o mês de julho deste ano, cujo resultado revelou que a perspectiva profissional com relação ao emprego, renda e consumo cresceu. O levantamento trata-se da Intenção de Consumo das Famílias – ICF.

Cerca de 500 famílias palmenses foram entrevistadas a respeito do nível futuro de propensão a consumir, em curto e médio prazo. Para 39,8% dos entrevistados o consumo atual da família está maior. Isso é uma boa notícia para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras.

De acordo com o economista, Juscelino Thomaz, que também é consultor e professor, os dados apresentados mostram as consequências do crescimento da renda familiar. “Isso é reflexo do aumento do poder aquisitivo das famílias, atingindo positivamente o comércio por vários fatores, entre eles a facilidade de acesso ao crédito consignado, a baixas taxas de juros. Outro ponto é a construção civil que tem fomentado o crescimento do emprego”, destacou Juscelino.

Para 68,7% dos entrevistados a perspectiva de consumo para os próximos meses tende a ser maior, o que pode ser um indicador relevante para o planejamento de estoques no comércio.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc/Senac do Tocantins, Hugo de Carvalho, avalia que esse é um bom momento para o comércio se preparar para conquistar mais clientes. “A ICF aponta a intenção do consumo dessas famílias. Ela serve de base para que os empresários tracem estratégias de vendas e lucrem mais. Esse é o objetivo da Fecomércio, disponibilizar informações que sirvam de parâmetro para o comércio melhorar a lucratividade”, finalizou o presidente

Bens duráveis

Outro ponto positivo revelado na pesquisa é que para 67,5% dos entrevistados este é um ótimo momento para o consumo de bens duráveis como eletrodomésticos televisões e aparelhos de áudio. O economista Juscelino explica que essa facilidade nas compras de bens duráveis se dá em função da queda na taxa do dólar.

Emprego e renda

O emprego atual também está entre os itens avaliados na pesquisa ICF que mostrou que o trabalhador está mais seguro, comparado aos meses anteriores, na opinião de 68,7% dos entrevistados. Com relação à renda, 71,3% avaliam que, em comparação ao mesmo período de 2010, a renda familiar está melhor.

“Estamos vivendo uma situação peculiar. Vivemos um momento que a oferta de emprego é grande, mas a tendência é que ela diminua. Então é importante que o consumidor tenha cuidado com relação ao consumo para evitar um endividamento futuro”, alertou Juscelino. (Ascom Fecomércio)