Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Fred Alves

Foto: Fred Alves

Tendo como principal trilha sonora a “cantiga” de um tradicional carro de bois puxado por 12 animais, a Cavalgada do Senhor do Bonfim realizada na manhã deste domingo, 7 de agosto, reuniu cerca de 600 cavaleiros e amazonas montando cavalos e bois, além de diversas pessoas em veículos. O evento faz parte da programação da 32ª Romaria do Senhor do Bonfim e da 5ª ExpoTabocão. Participaram comitivas rurais de Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia, Colinas do Tocantins, Rio dos Bois, Presidente Kennedy, Barrolândia e Colméia. Com versos e rimas, o locutor tocantinense Cabral Rabelo animou a Cavalgada.

Os participantes saíram do Balneário Tabocão e percorreram ruas e avenidas da cidade em direção ao Santuário do Senhor do Bonfim. No local foram sorteados vários prêmios como chapéus, celas, botinas e outros acessórios usados no dia-a-dia do homem do campo. Logo após foi servido um churrasco. A festa chamou atenção de moradores de Fortaleza do Tabocão e visitantes impressionando pela organização e animação.

O prefeito do município, João Cirino (PMDB), afirmou que a mobilização cultural teve a intenção de valorizar a tradição das cavalgadas e destacar a importância do homem do campo. “Eventos assim valorizam a cultura de Fortaleza do Tabocão e região”, destacou a presidente do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, Mariza Almeida de Oliveira.

Funcionário público e morador de Brasilândia, Antônio César Valadares, assistiu a Cavalgada pelo segundo ano consecutivo. Para ele, o evento mostra a cultura do interior do Brasil. “É uma festa muito bonita e sadia que reúne desde crianças até idosos. Isso mostra a riqueza cultural de nossa região”, detalhou Valadares, na ocasião acompanhado por um grupo de 20 pessoas formado por familiares e amigos.

“A Prefeitura de Fortaleza do Tabocão e o Sindicato Rural estão de parabéns por realizarem uma festa bonita como está”, disse o peão Carlos Alberto Cruz, de Pedro Afonso.

Programação

A 32ª Romaria do Senhor do Bonfim e da 5ª ExpoTabocão começaram na última sexta-feira, 5, e prosseguem até 15 de agosto de 2011, no Santuário do Senhor do Bonfim, em Fortaleza do Tabocão, na região Centro-Norte do Tocantins. A organização é da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, com apoio do Governo do Estado e de várias empresas privadas. O prefeito João Cirino relatou que foram investidos R$ 200 mil na instalação da infraestrutura adequada e na contratação de atrações artísticas. A expectativa dos organizadores é receber 100 mil pessoas nos 11 dias de festividade e que sejam gerados cerca de 80 empregos diretos e 200 indiretos, contribuindo para impulsionar a economia local.

Até o final dos eventos serão realizadas missas, batizados, novenas, casamentos, shows e o ponto alto da Romaria: a procissão que será realizada na segunda-feira, dia 15 de agosto.

Confira a programação dos demais dias

Dia 08 – Segunda-feira
19h30 – Santa Missa
Tema: CF 2011 – A criação Geme em Dores de Parto
Presidente – Padre Amarildo Dias Cardoso
23h – Banda Arco-Íris

Dia 09 – Terça-feira
19h30 – Santa Missa
Tema: A Espiritualidade da Ação Missionária
Presidente – Padre João Neto
23h – Show Grupo Raddar

Dia10 – Quarta-feira
19h30 – Santa Missa
Tema: Leigos – Protagonistas do Reino de Deus
Presidente – Padre José Orlando Pessoa
23h – Show Banda Sem Fronteiras

Dia 11 – Quinta-feira
19h30 – Santa Missa
Tema: Comunhão e Participação na Construção da Paróquia
Presidente – Padre Eduardo Ribeiro Gonçalves
20h – Show Pirotécnico
20h30 – Abertura do Rodeio com o locutor Sidmar Gomes
23h – Show Amado Edilson/Skema Loko

Dia 12 – Sexta-feira
19h30 – Santa Missa
Tema: Formação Permanente na Vida do Cristão
Presidente – Padre João Barbosa da Silva
20h30 – Rodeio
23h – Show Lowrrany Dark e Pedro Vidal/Ramide

Dia 13 – Sábado
19h30 – Santa Missa
Tema: Juventude – Enraizadas e Edificadas em Cristo e Inabaláveis na Fé
Presidente – Padre Jailson dos Santos Coelho
20h30 – Rodeio
23h – Show Grupo Kente/Américo Brasil e Jana Mel

Dia 14 – Domingo
08h – Batizados
19h30 – Santa Missa
Tema: Família, Pessoa e Sociedade
Presidente – Padre Milton Alves da Silva
20h – Show Pirotécnico
20h30 – Encerramento do Rodeio
23h – Luciano Moraes/Show Trio Para Dura

Dia 15 – Segunda-feira
18h – Procissão – Saída da Capela da Capela Nossa Senhora Aparecida rumo ao Santuário do Senhor do Bonfim
19h30 – Santa Missa
Tema: Paróquia – Comunidade de Comunidades
Presidente – Padre Milton Alves da Silva

(Assessoria de imprensa do evento)