Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Infantil de Palmas (HIP) participa, neste sábado, 20, a partir das 7h, do V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. Serão 20 crianças, com idade entre 1 e 11 anos, que sairão da lista de espera, para realizar cirurgias de pequeno e médio porte. O mutirão, que é realizado pelo quinto ano consecutivo no País,é promovido pela Cipe - Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

De acordo com a idealizadora do projeto no Tocantins, a médica cirurgiã pediátrica e diretora geral do HIP, Lúcia Caetano Pereira, o objetivo é beneficiar as crianças, reduzindo as filas de espera para intervenções cirúrgicas mais simples. Ela destaca que esta é uma medida paliativa, que não resolve o problema da saúde no País. No entanto, vê na ação “uma forma de diminuir as filas de pacientes infanto-juvenis, com alguma indicação cirúrgica, nos hospitais do Brasil”, diz.

No HIP 20 crianças que serão beneficiadas com a realização de 23 procedimentos cirúrgicos, como hérnias: umbilical, epigástrica e inguinal. São pacientes atendidos no Hospital e que aguardam intervenção cirúrgica.

Este ano, a equipe médica que participa do mutirão no HIP é composta pelos cirurgiões pediátricos, Lúcia Caetano Pereira e Renato Pereira da Rocha, os cirurgiões gerais Harley PandolfiJunior e Daniel Carvalho de Melo Rocha, os anestesiologistas Kleber Andhaus e João Victor Ferreira do Couto. Além da das equipes de Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Administrativo.

Programação

A direção do HIP e a equipe multiprofissional estão organizando juntamente com voluntários, um dia especial para receber as crianças e seus acompanhantes. Na programação das atividades sócio-educativas constam cineminha, brincadeiras de roda, contação de histórias, desenhos, palhaços, pescaria etc. Atividades que irão colaborar na diminuição da ansiedade e do medo da cirurgia.

O diferencial deste ano é uma Roda de Conversa com os pais, momento em que eles receberão informações acerca do pré e pós-cirúrgico das crianças, participando também das atividades lúdicas, que acontecerão no decorrer do dia.

Em todo o País, 14 hospitais de oito Estados, além do Distrito Federal participam desta edição do Mutirão.

Conforme dados divulgados pela Cipe, no IV Mutirão de Cirurgia da Criança, realizada em 2010, 862 crianças foram atendidas, em 12 Estados e no Distrito Federal, sendo realizados 38 serviços. (Ascom Sesau)