Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Humberto Tonaco

Foto: Humberto Tonaco

O deputado federal Lázaro Botelho (PP/TO), representando a Câmara dos Deputados, está em viagem oficial a São Paulo, juntamente com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito e comitiva, em visita institucional à Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), em Pirassununga-SP e à Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pelo Comando da Aeronáutica na formação dos futuros oficiais e sargentos da FAB.

A AFA tem por finalidade formar os oficiais aviadores (CFOAV), intendentes (CFOINT) e de infantaria (CFOINF), O aluno é declarado aspirante a oficial aviador ou intendente, podendo atingir até o posto de general ou aspirante a oficial de infantaria, podendo atingir até o posto de coronel. Quem ingressa na FAB com ensino médio e conclui nível superior não tem promoção automática, deve se inscrever em processos seletivos assim como os civis. Há também promoção por tempo de serviço.

Já a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é a organização do comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica.

O Regulamento da EEAR define as seguintes atribuições:

- a formação militar, cívica, intelectual e moral dos alunos matriculados nos cursos e estágios atribuídos;

- a elaboração e a execução dos planos e programas relativos ao ensino e às atividades a serem desenvolvidas; e

- o cumprimento das atribuições emanadas do DEPENS referentes aos concursos de admissão aos cursos e estágios que lhe são atribuídos.

Lázaro Botelho e a comitiva do comando da Aeronáutica, participaram ontem, quinta-feira, 18, pela manhã da solenidade de formatura do corpo de alunos em Guaratinguetá e à tarde assistiram palestra ministrada pelo comandante da EEAR, brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas e logo em seguida visitaram as instalações e os galpões da Escola. Na manhã desta sexta-feira, 19, assistiram a uma palestra ministrada pelo comandante da AFA, brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira e à formatura do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.

Na parte da tarde desta sexta estão previstas visitas ao simulador, Esquadrões de Instrução aérea e à Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga. O Retorno à capital federal está previsto para o final da tarde.

Para Lázaro Botelho, segundo vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes-CVT, da Câmara dos Deputados, essa visita é importante para conhecer como está sendo desenvolvido o trabalho da Aeronáutica na formação dos futuros oficiais e sargentos da FAB, responsáveis por garantir a segurança do nosso espaço aéreo e a soberania nacional. (Assessoria de Imprensa Lázaro Botelho)