Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil representou na manhã desta terça-feira, 23, contra Paulo César Rodrigues dos Santos, Jailton Jesus da Cruz, 28, e Jacione Costa Dias, 20. Os três são acusados de terem cometido no sábado, 20, o assassinato com requinte de crueldade do jovem, Diosmar Bastos Rodrigues, 25 anos.

Diosmar teve a garganta, pulsos e pernas cortados e o fígado arrancado. O corpo foi jogado a cerca de 100 metros da margem do lago, próximo à Praia do Buriti.

O inquérito sobre o caso está sendo presidido pelo delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia, João Sérgio Vasconcelos kennup. A Polícia Civil já ouviu três pessoas e mais quatro testemunhas devem depor sobre o assassinato.

“A prisão temporária foi requerida na madrugada desta terça feira. O doutor Cesar Simony acolheu o pedido e o Juiz Plantonista, de imediato, concedeu a prisão por cinco dias e sugeriu que nesse prazo fosse representado a transformação da prisão temporária em preventiva”, disse o delegado João Sérgio.

Os acusados foram encaminhados à Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e na conclusão do inquérito a Polícia Civil representará contra os três pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e destruição de cadáver, conforme Art. 121 c/c 211 do Código Penal Brasileiro.

Entenda o caso

De acordo com o delegado Sandro Dias, a viatura pertencente ao 6º BPM, por volta das 18h30 de segunda-feira, foi abordada por Amadeu Rodrigues Lima, que informou haver uma desavença entre ele e seus companheiros. Desta forma, pediu que os policiais fossem ao local e verificassem o caso. Amadeu informou ter presenciado uma cena bárbara praticada por seus companheiros, no sábado à noite.

A testemunha levou a equipe até o local onde ocorreu o homicídio. Foram encontrados vestígios que comprovaram a veracidade dos fatos.

De acordo com a polícia, uma das testemunhas relatou que no sábado, 20, um grupo de homens estava reunido em uma chácara, próxima à Praia do Buriti ingerindo bebida alcoólica. Por volta da meia-noite, enquanto as testemunhas estavam retirando os peixes de uma rede de pesca, ouviram gritos de socorro de um homem. Neste momento se deslocaram imediatamente ao local para saber o que estava acontecendo e se depararam com os autores do crime cortando a garganta, pulsos, pernas e abrindo a barriga da vítima.

Em seguida, se aproximaram de uma fogueira e colocaram o fígado de Diosmar para assar. Ainda, segundo a testemunha, Baiano, alcunha de Doidão e Jacione discutiram pelo fato de não terem localizado o coração da vítima, pois este era o órgão que queriam comer. Em depoimento, Paulo César confessou ter comido um pedaço do fígado como tira-gosto.

A testemunha salientou que Paulo César e Jacione foram os autores do homicídio e que Jailton, vulgo “Dentinho” tentou evitar a ação, mas que este participou da ocultação do corpo.

Após a prisão dos autores, todos foram encaminhados ao 1º DPC de Palmas, para os procedimentos cabíveis. (Ascom SSP)