Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Será realizada nesta terça-feira, dia 23, a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicolinas), em Colinas do Tocantins, a solenidade de apresentação do projeto do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Estarão presentes na solenidade o prefeito José Santana Neto (PT), o reitor da IFTO, Francisco Nairton do Nascimento, a deputada Amália Santana, secretários municipais, autoridades e lideranças políticas. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFTO, Danilo Gomes Martins, e o diretor de Administração, Josafá Costa Sousa, também estarão na solenidade.

O anúncio da instalação de um campus da IFTO na cidade foi feito na semana passada, pela presidenta Dilma Rousseff, durante uma solenidade realizada no Palácio do Planalto para falar sobre o programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.

O prefeito comemorou a vinda da unidade para o município, pois desde 2009 Santana lutava pela implantação do Campus em Colinas. Para o prefeito, a implantação do Instituto Federal na cidade vai possibilitar o desenvolvimento da região. O Município já assinou um termo de compromisso com o Ministério da Educação, que disponibiliza uma área de 60 a 150 hectares para a construção da sede do Instituto. A princípio, os cursos que serão oferecidos pelo IFTO serão na área da agropecuária, tendo cursos de graduação, com possibilidades para a instalação de novos cursos em outras áreas.

Histórico

O projeto da Escola Técnica Federal em Colinas foi feito pelo prefeito José Santana Neto ainda quando era deputado estadual. Naquela época, várias conversas foram feitas com o objetivo de instalar a unidade no município. Em 2009, um novo projeto foi apresentado e no ano seguinte, em 2010, uma pesquisa dos cursos qu e poderiam ser implantados foi realizada. Técnicos do Ministério da Educação estiveram na cidade, avaliando prédios e áreas para o funcionamento e instalação de um Campus. Agora, em 2011, o Campus de Colinas é conquistado e um dos motivos, para a escolha do município, de acordo com o prefeito Santana foi “o pátio da Ferrovia Norte-Sul”.

Serão disponibilizados R$ 10 milhões para a construção da unidade em Colinas do Tocantins, sendo que R$ 7 milhões serão liberados ainda em 2011 para o início da construção. Além do município colinense, outro município tocantinense foi beneficiado com a instalação de outra unidade da IFTO, Dianópolis, na região sudeste do Estado.

Atualmente, o IFTO possui campus em Araguatins, Araguaina, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, com mais de 60 cursos, em sete modalidades diferentes, atendendo mais de cinco mil alunos. (Ascom Prefeitura de Colinas)