Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Depois de percorrer o sudeste do Estado, a Brigada da Comunicação conclui em parte da região as atividades do Pacqto – Programa de Ações de Controle de Queimadas do Tocantins. Em oito dias de trabalho, a população de seis municípios foi sensibilizada por meio de material educativo, palestra, carreata e apresentação de teatro de fantoches, com o único objetivo de despertar a consciência ambiental da criança ao idoso. O município de Arraias foi o último a receber o Pacqto nesta quarta-feira, 31.

Em Arraias, além do centro da cidade e escolas públicas, a Brigada da Comunicação levou também para a zona rural a mensagem do controle das queimadas, para a Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. O local é habitado por 37 famílias que vivem da agricultura familiar. A equipe do Pacqto entregou para a comunidade material educativo que orienta sobre o processo para obter autorização para fazer a queimada controlada.

Outro povoado da zona rural visitado pela equipe foi o Distrito de Canabrava. A Escola Estadual Professora Zulmira Magalhães abriu espaço para o teatro de fantoches levar diversão e ensinamento à criançada sobre a importância da prevenção no controle das queimadas.

O prefeito de Arraias, Antonio Wagner Gentil, e o secretário de Meio Ambiente, Flávio Araújo, afirmaram que o Pacqto, desenvolvido pelo Governo do Estado, reforça o trabalho que o município vem realizando no combate aos focos de queimadas. Segundo o prefeito, o município está pronto para participar do 1º Prêmio Município Eco-Responsável.

Com a conclusão dos trabalhos da Brigada da Comunicação nesta etapa, a engenheira ambiental da Secretaria Estadual das Cidades, Fernanda Ribeiro, que integrou a equipe, avaliou como positiva a aceitação do Pacqto por parte dos gestores públicos e da população por onde a Brigada passou. Fernanda também dá ênfase ao envolvimento das escolas públicas. “Em uma semana, a mensagem do Pacqto foi levada à cerca de 2 mil estudantes e acreditamos que a criança pode ser uma forte aliada comprometida com as ações do Programa. Dentro da família ela irá ajudar os pais a abandonarem o costume de atear fogo, principalmente no lixo doméstico. Já que dessa simples ação poderá surgir um incêndio com grandes prejuízos à saúde humana e à natureza”, explica.

As pessoas que tiverem interesse em contribuir para a redução de focos de incêndios e queimadas no Tocantins podem ligar de graça para os números 190 ou 193, para realizar denúncias ou fazer sugestões.(Secom)