Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação da TV Legislativa do Tocantins foi o tema da audiência que o Primeiro Secretário da Câmara Federal, deputado Eduardo Gomes (PSDB) teve com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo nesta quinta-feira, 01. Eduardo Gomes estava acompanhado da presidenta do Comitê de TV Digital, Sueli Navarro, e da vice-presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral) Evelin Maciel. Foi solicitada ao ministro a liberação das consignações de canais de TV Digital para exibição em sinal aberto das TVs legislativas em 44 capitais e cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais.

O ministro Paulo Bernardo demonstrou seu interesse em efetivar o funcionamento das TVs Assembleias em todo o Brasil no menor prazo possível, garantindo ao deputado Eduardo Gomes a inclusão de Palmas em uma primeira etapa do procedimento técnico. Paulo Bernardo pediu ao deputado que retornasse para outra audiência no final de outubro, prazo em que ele espera esteja autorizada a consignação para Palmas e demais capitais solicitadas.

O projeto de transmissão das atividades das assembleias legislativas brasileiras já é bem sucedido em São Paulo e Brasília. As duas capitais estão sendo piloto da transmissão do sinal digital de multiprogramação proposto pelas TVs Câmara e Senado, onde com um sinal digital são transmitidos quatro canais (TV Senado, TV Câmara, TV Assembleia e TV Municipal , da Câmara de Vereadores da capital). São Paulo e Brasília já funcionam com três canais (TV Câmara, TV Senado e TV Assembleia), todos com qualidade de transmissão de DVD.

Para que Palmas tenha acesso à TV Legislativa, é preciso primeiro que o ministro libere a consignação, depois que a TV Câmara instale o transmissor e por fim que o conteúdo esteja pronto e em pleno funcionamento com programação 24 horas por dia.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Raimundo Moreira (PSDB), esteve em Brasília, na semana passada, se informando de todo o processo para a criação e efetivação da TV Assembleia do Tocantins. Moreira visitou as instalações da TV Câmara, considerando importante o acesso da população às ações dos deputados estaduais tocantinenses. (Assessoria de Imprensa/Eduardo Gomes)