Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os cursos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) começam este mês em mais duas Diretorias Regionais de Ensino: nesta sexta-feira, dia 2, em Miracema do Tocantins e na terça-feira, 6, em Gurupi.

Objetivo dos encontros é oferecer subsídios teóricos, metodológicos e práticos, para que os professores e gestores escolares possam planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem a construção de conhecimento, a criatividade e trabalho colaborativo em sala de aula e fora dela.

São três cursos: Introdução à Educação Digital – 40h; Ensinando e Aprendendo com as TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) – 100h; e Elaboração de Projetos – 40h, todos oferecidos na modalidade à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo, com encontros presenciais intercalados.

Em Miracema, o primeiro encontro presencial, acontece nesta sexta no auditório da DRE com a participação de 43 cursistas na modalidade ‘Ensinando e Aprendendo com as TIC’s. Já na Regional em Gurupi, serão 200 alunos distribuídos em cinco turmas.

Em todo o Estado estão participando dos cursos aproximadamente 1.200 professores formando 34 turmas nas DREs de Araguaina, Araguatins, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupí, Miracema, Palmas, Paraíso e Porto Nacional. Além de educadores da rede estadual de ensino, a formação é aberta, em alguns municípios, também para professores da rede municipal.

Nas 10 DREs, além dos tutores, que ministram os cursos, existem ainda os multiplicadores que oferecem apoio logístico e pedagógico aos professores responsáveis pela formação. A previsão é que as aulas se encerrem em dezembro com certificação para os participantes.(Assessoria de Imprensa)