Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social – Setas, por meio do Projeto Recriarte realizou nesta quinta-feira, 1º de setembro, a conclusão dos cursos de capacitações semi-profissionalizantes. Durante a realização dos cursos, foram disponibilizadas as oficinas de costura básica, pintura em tecido, bordado capitonê, ponto pena, ponto russo, crochê diverso e confecção em bonecas de pano.

As oficinas são gratuitas e visam ajudar as famílias a aprenderem um ofício que possa ajudar na geração de renda familiar. Os alunos produzem as suas peças e colocam e exposição na loja do Recriarte, onde podem ser comercializadas.

De acordo com a coordenadora Maria Aparecida Seixas, o projeto é uma forma do Governo do Estado, por meio da Setas, dar oportunidades para as famílias. “Com as oficinas, as pessoas aprendem novas culturas e têm novas alternativas para melhorar a qualidade de vida, melhorando a renda familiar”, argumentou.

Eliene Siva, pedagoga, 31 anos, moradora no município de São Salvador, fez o curso pela primeira vez. “Eu vim através da associação da barragem de São Salvador, fiz os cursos de confecção de bonecas, bordados em sandálias e bordado capitonê. Voltando para São Salvador, serei instrutora da Associação na qual faço parte. Pretendo retornar, para fazer outras oficinas”. Declarou.

A dona de casa, Zoraide Brito, 47 anos, conta que o aprendizado dos cursos hoje é responsável por grande parte de sua renda. “Me sinto feliz em poder fazer os cursos, estou aqui há cinco anos e a cada curso é um novo aprendizado”, disse.

Os materiais utilizados durante as aulas são simples, apenas agulhas, algumas linhas e poucos metros de tecido, que modificam a realidade das famílias. Para Izonete Silva, 45 anos, fazer o curso de confecção de bonecas e bordado capitonê foi uma oportunidade maravilhosa, que abriu novas perspectivas para a geração de renda, e a capacitação adequada para poder trabalhar. “Hoje me sinto feliz e ainda consigo gerar renda com o que a aprendi a fazer”, declarou.

O projeto Recriarte oferece à população uma série de cursos ao longo do ano como: bordado, panificação solidária, pintura em cerâmica, arte em retalhos, patchwork, confecção em bonecas de pano, curso de cabeleireiro, tapeçaria, tapetes em tela, costura básica, ponto pena, ponto russo, crochê diverso, bordado em sandálias, entre outros.

Os interessados em participar das capacitações podem procurar um dos núcleos do Recriarte nos endereços:

Unidade Central: Quadra 103 Norte, Rua NO – 05, n° 16 - telefone: 32182055;

Unidade Região Norte - Quadra 305 Norte, Alameda 02, Lote 02 - telefone: 9247-3204;

Unidades Região Sul - Jardim Aureny I, Rua Amazonas, Esq: c/ Rua Tefé - telefone: 3218-2047 e

Jardim Aureny III Avenida J, Quadra 170-A, Lote 14 - telefone: 3218- 1985. (Ascom Setas)