Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Conselho Universitário da UFT (Consuni) se reuniu em sessão extraordinária, para definição do novo calendário acadêmico após o término da greve dos professores da Universidade. Órgão máximo da UFT, composto por representantes de professores, técnicos e alunos, o Consuni aprovou o retorno das atividades acadêmicas para a próxima segunda-feira, 12, em todos os campi.

De acordo com a decisão do Conselho, na semana de 12 a 16 de setembro, os campi de Araguaína, Arraias, Gurupi, Porto Nacional e Tocantinópolis realizam ações introdutórias ao segundo semestre e ajustes de matrículas para início das aulas no dia 19. Já os campi de Palmas e Miracema, a partir do dia 12, finalizam o primeiro semestre letivo, incluindo provas bimestrais, exames finais e demais procedimentos acadêmicos. Nesses campi, o segundo semestre começa no dia 6 de outubro.

O recesso de final de ano ficou aprovado para 22 de dezembro, com término em 6 de janeiro para Palmas e Miracema, e 20 de janeiro para os demais. O último dia de aula referente ao ano letivo de 2011 será dia 25 de fevereiro em todos os campi.

Preocupação - Na sessão também foram discutidas as circunstâncias em que as aulas serão retomadas, tendo em vista a continuidade da greve nacional dos servidores técnico-administrativos. Após discussão entre os representantes da comunidade acadêmica, foi aprovada uma nota pública assinada pelo Consuni para envio aos ministérios da Educação e do Planejamento, além da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) demonstrando a preocupação e pedindo a sensibilização para retomada das negociações. (Dicom UFT)