Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estão abertas as inscrições para o “I Fórum Detran-TO: Juntos podemos salvar milhões de vidas”, evento que abre oficialmente a programação regional da Semana Nacional de Trânsito, na próxima segunda-feira, 19, e traz para o Tocantins, para cinco palestras, grandes pensadores brasileiros da área de trânsito.

O fórum acontece das 8h às 18h20, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, tendo como público-alvo profissionais da área, estudantes e a comunidade.

As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser realizadas pelo telefone (63) 3218-3021 ou presencialmente, na Diretoria de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran-TO, localizada na Quadra 110 N (antiga Arne 14), Avenida JK, lote 16, em Palmas, em horário comercial. Será oferecido certificado aos participantes.

Palestrantes
Além de marcar solenemente a abertura da Semana de Trânsito, o evento destaca como palestrante, no período da manhã, Eduardo Biavati (RS), mestre em Sociologia, especialista em segurança no trânsito e membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

À tarde a programação é retomada com palestra de Juciara Rodrigues (DF), pedagoga, escritora laureada com o prêmio Jabuti, ex-coordenadora de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran e ex-coordenadora da Câmara Temática de Educação para a Cidadania no Contran.

Também profere palestra Ailton Brasiliense (SP),presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), ex-presidente do Contran, ex-diretor geral do Denatran e ex-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

A penúltima palestra é com Horácio Cunha Santos (GO), advogadoespecialista em Engenharia de Tráfego e em Transportes pela UnB. Encerra as falas Paulo Gaudêncio (SP), psiquiatra formado pela USP, consultor de empresas e colunista de várias revistas, eleito em 2008, pela Gestão RH, “o palestrante do ano”.

Além das palestras haverá ainda o relato de Alessandra Regina de Paula, de Pontalina (GO), que tornou-se cadeirante após um acidente de trânsito.

A semana
A Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente, acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano tem como tema a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito. No Estado, a programação tem à frente o Detran-TO, junto a órgão e entidades parceiras. (Ascom Detran)