Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A convenção do PMDB de Miracema do Tocantins será no dia 18 de setembro e os ânimos estão acalorados entre os rivais locais que disputam o comando do diretório do Partido. Representantes da chapa “PMDB Autêntico” encaminharam nota afirmando que o registro não foi cancelado, ao contrário do que chegou a ser disseminado.

O ex-prefeito Rainel Barbosa concorre com o vereador Júnior Noleto que apresentou pedido de impugnação contra a chapa do concorrente. A chapa de Noleto sustenta que 21 membros da chapa Revolucionária não são filiados ao Partido.

As chapas concorrentes divergem ainda sobre o número de filiados na legenda no município. A chapa “PMDB Autêntico” afirma que está confiante de que sairá vencedora na Convenção Municipal.

O Conexão Tocantins tentou contato com Rainel Barbosa pelo telefone celular mas não obteve sucesso. Veja abaixo a íntegra da nota encaminhada pelos membros da Chapa "PMDB Autêntico”.

“CHAPA PMDB AUTÊNTICO”

NOTA À IMPRENSA

Prezados Senhoras e Senhores da Imprensa,

Diante da informação equivocada transmitida a um canal de comunicação, no último dia 09 de setembro pelo atual Presidente do PMDB de Miracema, Rainel Barbosa, sentimo-nos na obrigação de informar aos meios de comunicação e à comunidade em geral o seguinte sobre a Convenção do PMDB de Miracema, marcada para o próximo dia 18 de setembro:

1. Foi regularmente registrada a chapa “PMDB Autêntico”, encabeçada pelo Vereador Júnior Noleto, que irá concorrer na Convenção para eleger o novo Diretório do PMDB de Miracema, e não apenas a chapa encabeçada por Rainel, conforme o mesmo afirmou;

2. Em atendimento às regras estabelecidas no Estatuto do PMDB, foi apresentada nesta segunda-feira, pela chapa “PMDB Autêntico” impugnação contra o pedido de registro da chapa revolucionária, encabeçada por Rainel Barbosa, uma vez que a mesma apresenta diversas irregularidades que contrariam o Estatuto do PMDB;

3. Entre as irregularidades, a mais grave está o fato de que do total de aproximadamente 70 membros que integram a chapa revolucionária, 21 candidatos ao Diretório Municipal não são filiados ao PMDB, conforme lista oficial registrada na Justiça Eleitoral;

4. Diante de tal situação, e considerando que o Estatuto prevê que os interessados deverão registrar chapas completas até 08 dias antes da convenção, e entendendo que ao incluir nomes que não são filiados ao PMDB a chapa revolucionária não cumpriu tal exigência, já que registrou chapa incompleta, foi pedido o indeferimento do registro da chapa;

5. Conforme reza o Estatuto do PMDB, a comissão eleitoral tem até esta terça-feira para se pronunciar acerca do deferimento ou indeferimento dos pedidos de registros de chapas, devendo se pronunciar a respeito, e, com isso, temos a convicção de que o pedido de impugnação apresentado será acatado, já que está em perfeita harmonia com as normas estatutárias.

6. Além das irregularidades constantes da chapa revolucionária, impugnada, a chapa “PMDB Autêntico” solicitou à Justiça Eleitoral informações circunstanciadas acerca da lista oficial de filiados, já que, conforme declarações feitas por Rainel em programa de rádio em Miracema, Rainel informa que o PMDB local possui 880 filiados, todavia, a lista da Justiça Eleitoral contempla apenas 713, o que representa aproximadamente 167 nomes que, segundo ele, são filiados, mas não estão registrados na Justiça Eleitoral, o que pode dar margem a fraudes.

Com tais considerações, a chapa “PMDB Autêntico” afirma que está confiante de que sairá vencedora na Convenção Municipal a realizar-se no dia 18 próximo (domingo), diante das manifestações recebidas dos filiados durante as visitas que estamos realizando, uma vez que a chapa “PMDB Autêntico” representa o verdadeiro sentimento peemedebista de Miracema do Tocantins-TO, pela história, seriedade e firmeza de propósitos que norteiam o nosso trabalho.

Cordialmente,

Vereador JÚNIOR NOLÊTO

Representante da Chapa PMDB Autêntico

Miracema do Tocantins-TO.