Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

Foto: Lúcia Brito

A Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, localizada a 420 km de Palmas e a 35 km da cidade de Arraias, sediará no próximo sábado (17 de setembro), a IV Feira da Agricultura Familiar e o I Encontro das Comunidades Quilombolas do Sudeste do Tocantins.

O evento é uma realização do Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraias e a Comunidade Lagoa da Pedra.

Durante a feira serão realizadas várias atividades com objetivo de resgatar a identidade cultural dos integrantes das comunidades quilombolas e ainda fortalecer a agricultura familiar.

Um dos momentos interessantes do encontro será o lançamento do livro “Cultura Quilombola”, do professor Wolfgang Teske. A programação contará ainda com apresentações culturais como a Folia do Divino, Congada e a dança da Sússia. No evento os agricultores familiares também assinarão contratos do Pronaf – Programa de Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

A feira pretende ainda proporcionar às pessoas a oportunidade de conhecerem a diversidade da produção da agricultura familiar que cultiva o arroz, a mandioca, feijão, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, doces, açúcar mascavo, cachaça, mel, queijo, manteiga, banana, mamão e abóbora. O artesanato em cerâmica, palha, corda, madeira, pedra, capim dourado, móveis de buriti, além de bordados e crochês, também poderá ser apreciado e adquirido.

Cerca de 100 produtores rurais procedentes das cidades de Arraias, Brejinho de Nazaré, Conceição do Tocantins, Almas, Dianópolis, Paranã, Porto Alegre do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Natividade, Chapada da Natividade e região circunvizinha participarão da IV Feira da Agricultura Familiar e o I Encontro das Comunidades Quilombolas do Sudeste do Tocantins.

Programação

Dia 17/09/11

- 08:00 h - Recepção/Inscrições

- 08:30h - Apreciação da Feira

- 10:00 h - Abertura oficial ( apresentação da Banda da Policia Militar)

- 10:30 h – Assinatura de contratos do Pronaf ( Banco do Brasil)

- 11:00 h - Lançamento do Livro “Cultura Quilombola” (Prof. Wolfgang Teske)

- 12:00 h – Almoço,

- 14:00 h - Apresentação Cultural – Sussia da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra

- 14:30 h – Folia do Divino – Comunidade Quilombola Baião

- 15:00 h - Apreciação da Feira

- 16:00 h – Apresentação da Congada – Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

- 17:00 h - Encerramento da Feira (Ascom Ruraltins)