Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta segunda-feira, 19, começou o curso de Apicultura Básica promovido pela Cooperativa dos Apicultores de Palmas. O evento acontece até a próxima sexta-feira, 23, no auditório do Incra, na capital, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

O objetivo é capacitar 20 agricultores familiares, com informações e treinamento prático sobre a captura de abelhas e formação de apiários, processamento, beneficiamento e comercialização de mel, cera, própolis e geléia real. Durante o curso serão abordados ainda o investimento necessário para iniciar a atividade, a viabilidade do negócio e a agregação de valor à produção. O curso é ministrado pelo apicultor Jacinto Fernandes da Silva.

Cerca de 72 apicultores desenvolvem a atividade em Palmas, cuja produção estimada este ano é de 20 toneladas de mel. O quilo do produto é comercializado na capital em média a R$ 12,00 e representa importante fonte de renda para as famílias. Segundo o Presidente da Cooperativa dos Apicultores de Palmas, Antonildo Alexandre de Medeiros, a intenção é capacitar os apicultores para aumentar a produção e incentivar novos agricultores familiares a desenvolverem a atividade.

Na próxima quinta-feira, 22, será realizado o V Encontro de Apicultores de Palmas e o III Encontro de Meliponicultores de Palmas no auditório do Incra. A abertura será às 8h30 e terá a participação de apicultores da capital e dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Divinópolis do Tocantins, Miracema, Miranorte, Paraíso, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins e Tocantínia. (Ascom Incra)