Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 21, o deputado estadual Freire Junior (PSDB) explicou o motivo pelo qual pretendia votar contra a convocação do secretário estadual da Comunicação, Arrheniu Naves para prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre os contratos firmados sem licitação entre o governo do Estado e agências de publicidade.

A convocação foi fruto de requerimento apresentado nesta manhã pelo deputado Wanderlei Barbosa (PSB) que solicitou a presença do secretário para explicar a dispensa licitatória nos contratos que somam um total de mais de R$ 3,2 milhões.

De acordo com Freire, já nesta tarde, sua contrariedade foi no sentido de se opor ao ato de convocação do secretário, antes de ser feito um convite pelo parlamento. “O convite é um gesto da Casa. Já a convocação é um ato mais duro que vem depois que o convidado não compareça”, explicou.

O deputado ainda deixou claro que não teve a intenção de tentar esconder ações do governo do Estado. “Caso ele não atenda ao convite, eu voto a favor da convocação, sem problemas. Mas é preciso que a Casa não banalize esse instrumento que tem”, disse. Freire ainda destacou a necessidade de se normatizar a questão oficialmente. “É preciso adequar essa ação para que possamos ter um comportamento padrão para convidar autoridades para prestar esclarecimentos a esta casa”, comletou.