Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A manhã desta quinta-feira, 06, foi especial para oito alunos de escolas públicas da rede estadual e municipal de Palmas. Eles foram os vencedores do projeto Meu Primeiro Filme, realizado pela primeira vez no Tocantins e que contou com a participação de 1750 estudantes que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio.

Idealizado e organizado pelo Instituto Tocantins Mais Futuro, o projeto proporcionou aos mais de 90% dos alunos beneficiados o primeiro contato com a sétima arte. Após assistirem o filme, os alunos, em suas próprias escolas, escreveram redações sobre a nova experiência. 35 textos foram selecionados e os autores dos sete melhores ganharam, cada um, um computador. Eles também participaram de um quiz cultural, onde escreveram uma frase com a palavra azul. O autor da melhor frase ganhou uma viagem com direito a acompanhante, o seu professor preferido.

“Quero agradecer pelo prêmio. Ele demonstra que os meus estudos estão valendo e que não preciso esperar o futuro para conseguir alguma coisa. Agora, no presente, já estou sendo vitoriosa”, disse emocionada Maria Cláudia Gaspar, de 11 anos, aluna do 6º ano da escola de tempo integral Eurídice Ferreira de Melo.

Nilvan Lopes Cruz, de 16 anos, e aluno da 8ª série da escola municipal Maria Rosa comemorou também inclusão social ocasionada pelo projeto. “Estou muito feliz. Mesmo morando na periferia da cidade fui beneficiado pelo projeto e tive uma oportunidade” ressaltou ele.

Com a frase “Não preciso ter asas para voar neste céu azul”, a ganhadora do quis cultural foi Sejane Costa Lima, da escola municipal Jorge Amado. Ela escolheu sua professora de português Geane José da Silva e juntas vão conhecer Florianópolis (SC). “Hoje posso dizer com certeza que ser professora vale a pena. Ver o seu aluno ser vencedor é uma realização, é o certificado que escolhi a profissão certa. Essa vitória é de todos, não somente nossa”, complementou Geane.

A emoção contagiou todos os presentes. “Não existe nada melhor do que ver esse encantamento, o brilho no olhar, a satisfação de cada aluno. Nosso objetivo é promover a integração e oferecer momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação. Oportunizamos para essas crianças novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social”, destacou o presidente do Instituto Tocantins Mais Futuro, Carlos Franco Amastha.

Parceiro do projeto, o secretário estadual de educação, Danilo Melo, reforçou a importância de projetos como o Meu Primeiro Filme. “O projeto proporcionou a centenas de alunos um momento único, onde a criatividade de cada um foi estimulada. Todos estão de parabéns e governo estadual sempre será parceiro de iniciativas como essa”, disse.

Vencedores

Isabela Aires de Melo, CEM Tiradentes; Rayssa Pimenta Paulino, colégio estadual São José; Stefany Monithely, CEM de Taquaralto; Nilvan Lopes Cruz, escola municipal Maria Rosa; Sejane Costa Lima, escola municipal Jorge Amado; Maria Cláudia Gaspar, escola de tempo integral Eurídice Ferreira de Melo; Abimael Ribeiro Martins, escola municipal Darcy Ribeiro.

Idealizador e organizador: Instituto Tocantins Mais Futuro. Parceiros: Cinemark Capim Dourado, Coca-Cola, Azul Linhas Aéreas, Grupo Skipton, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Palmas, PC&VB e Capim Dourado Shopping, Contato e W3 Publicidade.

Sobre o Instituto Tocantins Mais Futuro

Criado em 2007, é instituto de responsabilidade social e ambiental que desenvolve suas ações e projetos a partir da parceria com comunidade, poder público, empreendimentos empresariais e instituições de ensino. Desde sua criação, já qualificou profissionalmente mais de cinco mil tocantinenses em projetos desenvolvidos em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Sine, Sebrae e Governo do Tocantins. (Assessoria de imprensa do projeto)