Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) realiza na quarta-feira, 19, mobilizações em nove de suas dez regionais. A regional de Palmas realiza sua mobilização na terça, 25, a partir das 15h, com concentração em frente ao Colégio São Francisco, na Avenida JK, e segue em passeata até sede do governo estadual no Palácio Araguaia.

Após manifestação, uma comitiva de trabalhadores seguirá para Brasília, onde participará da 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece dia 26.

As mobilizações da Educação acontecem em todo o País em reivindicação à aplicação dos 10% do PIB para a Educação. As marchas são convocadas pela Confederação Nacional da Educação - CNTE.

O Ato segundo o Sintet, é também um protesto dos trabalhadores em educação diante das dificuldades que os profissionais estão enfrentando, principalmente com a redução de turmas, redução de carga horária e ainda o descumprimento da Lei do Piso em alguns municípios, a aplicação de 1/3 da jornada de trabalho para hora atividade e ainda por “uma data-base digna”, segundo o sindicato.

Dia 1910 - Marcha nas Regionais

Dia 25/10- Marcha Estadual- Palmas (a partir das 15 hs)

Dia 26/10- Marcha Nacional- Brasília

Programação das Regionais

Augustinópolis: Concentração dos Trabalhadores em educação em frente à Loja Maçônica de Araguatins - Marcha, às 8h. Ato Público na Delegacia Regional de Ensino - DRE. Encerramento com Assembleia Geral.

Araguaina: Assembleia Geral no SINTET, a partir das 7h30- Marcha até a Praça das Nações.

Colinas do Tocantins: Assembleia Geral às 14h, na Câmara Municipal- Marcha às 16h30-Ato público em frente à Diretoria Regional de Ensino.

Guaraí: Assembleia Geral, às 9h, na Câmara municipal.

Gurupi: Assembleia Geral, às 9h, na Igreja Ass. de Deus-Ministério Anápolis, end. Rua 9, entre as Av. Paraná e São Paulo, nº 544.

Miracema do Tocantins: Assembleia Geral, às 8h, no Salão Paroquial, Igreja Sta. Terezinha, Pça. Deroci Morais, Cidade Baixa - Miracema.

Paraíso do Tocantins: Assembleia Geral, a partir das 16h, no SINTET.

Porto Nacional: Assembleia Geral, às 15h30 no Centro Cultural Durval Godinho, em seguida marcha- Encerramento às 17h30.

Tocantinópolis: Assembleia Geral, às 16h, no SINTET.