Educação

Foto: Divulgação

O fim de semana foi especial para três estudantes da rede pública de ensino, que venceram os concursos de Frase, Desenho e Redação, promovidos pelo MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada no Amazontech 2011, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A solenidade de entrega da premiação foi realizada na tarde de sábado, 22, marcando o encerramento das atividades da “SNCT”.

Susany Ferreira de Romão, 15 anos de idade, aluna da Escola Estadual Félix Camoa II, em Ipueiras, venceu o concurso de Frase com os seguintes dizeres: “Preservar para crescer e crescer para preservar as futuras gerações do planeta”. No concurso de Desenho ficou em 1º lugar a aluna, do 6º ano, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado, Sara Nunes Barbosa, de 11 anos. As duas estudantes receberam um kit do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação contendo bolsa feita de garrafa pet reciclada, camiseta, boné, cordão para pen drive, livros, e cartilhas sobre ciência e os principais pesquisadores do Brasil.

Já o concurso de redação foi vencido pela estudante Jeslanny Soares da Vitória, 16 anos, 1º ano do Ensino Médio, também do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado. Ela ganhou o Kit do MCTI e, ainda, um computador doado pela empresa Positivo Informática, que será entregue na casa da estudante tocantinense.

A diretora do Colégio Estadual Félix Camoa II, de Ipueiras, Rita Imaculada Salete Silvestre e a diretora do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado, professora Alzirene, presentes na solenidade de entrega da premiação ressaltaram a importância dos concursos realizados pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para o estímulo ao aprendizado e dedicação dos alunos aos estudos.

O secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira parabenizou os estudantes e as escolas vencedoras e ressaltou a importância dos estudos para formar os futuros cidadãos. Também participaram da solenidade de premiação, o reitor da Unitins – Universidade do Tocantins, Joaber Macedo e o vice-reitor Fernando Spanhol.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu no Tocantins de 18 a 22 de outubro no Amazontech e, reuniu crianças e jovens em torno de assuntos ligados a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.(Ascom C&T)