Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, ex-ministro da Saúde, ex-secretário do Tocantins.

Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, ex-ministro da Saúde, ex-secretário do Tocantins. Foto: Arquivo Conexão Tocantins

Foto: Arquivo Conexão Tocantins Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, ex-ministro da Saúde, ex-secretário do Tocantins. Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, ex-ministro da Saúde, ex-secretário do Tocantins.

Nas crônicas e resenhas populares sobre antropologia ou sociologia, o brasileiro é tido como pessoa alegre e cativante. Em qualquer lugar fora do Brasil quando alguém se identifica como brasileiro passa a imagem de afável, cordial, brincalhão, pessoa espontânea - geralmente associada ao futebol e ao carnaval.

Mas quando chamado a falar de seu país, o brasileiro é reservado, nada expansivo. Ao contrário de outros nacionais que demonstram extremado orgulho pátrio e que adoram difundir e exaltar seus países o brasileiro parece não ter orgulho de sua terra.

Samba, mulheres bonitas, carnaval, criatividade. Futebol e muitos outros esportes como skate, surf colocam nosso país em evidência nos continentes. Isso quer dizer que há brasileiros e brasileiras se destacando no mundo, levando nossa força criativa além das fronteiras, além dos mares.

E os brasileiros pouco otimistas continuam céticos em relação ao que é nosso país. Aquela velha frase ‘país do futuro’ já ficou no passado. O Brasil não mais é uma nação em busca de seu destino. É uma nação do presente, atuante, fazendo seu destino e compartilhando o desenvolvimento do planeta.

Mas o brasileiro não é um entusiasta com sua pátria e quando precisa falar dela  parece amargo, crítico, a ponto de ignorar o que o país tem de grandioso, motivo de orgulho.

Aos brasileiros relutantes, lembro que foi um conterrâneo que provou que o homem era capaz de voar; hoje o mundo voa. E outro brasileiro igualmente visionário consciente, bem mais tarde, provou que o Brasil poderia produzir seus próprios aviões com a mais alta tecnologia; e o mundo voa em aeronaves brasileiras.

Assim nasceu a Embraer, a materialização do sonho do engenheiro Ozires Silva, seu fundador e durante muito tempo presidente e impulsionador da empresa.

Atualmente, a Embraer é o terceiro maior fabricante mundial de jatos comerciais e líder absoluto no segmento de até 130 assentos. É a única brasileira entre 100 maiores empresas do setor aeroespacial. Seus aviões, de altíssima tecnologia de ponta, voam em todos os continentes, rivalizando-se com os maiores fabricantes internacionais.

A Embraer é, portanto, um grande orgulho nacional.

Outra gigante estatal é a Petrobras, criada, desenvolvida e consolidada pela vontade de brasileiros.

Em março deste ano foi divulgado o ranking das 10 maiores petroleiras do mundo. A Petrobras está em 9º. lugar, o que é altamente significativo, considerando-se que esse mercado é integrado pelas maiores multinacionais estrangeiras. Em 2023, a Petrobras fechou o ano como a 4ª. em lucratividade.

Pesquisa de alta tecnologia na prospecção de petróleo em terra e no mar ampliam nossas bacias e por conseguinte o volume extraído. A Petrobras, como concessionária produziu 2,29 milhões de bpd (barris por dia) em dezembro passado. 

A empresa tem destacada participação no incentivo e patrocínio em projetos sociais, ambientais, nos esportes, nas artes, na cultura e na ciência.

Isso tudo, apesar da conhecida ingerência do governo na empresa...

Mudando para a área da ciência e pesquisa no segmento da produção de alimentos, o orgulho dos brasileiros é pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ou simplesmente Embrapa, que tem suas ações realizadas a partir dos objetivos estratégicos classificados em: redução de custos, sustentabilidade da agricultura, agregação de valor, aumento da produtividade e inclusão produtiva.

A empresa protagonizou um verdadeiro milagre: transformar o árido Cerrado em área produtiva, inclusive com algumas culturas alcançando produtividade idêntica às conseguidas nos EUA.

Com mais de 1 milhão de imóveis rurais de pequeno, médio e grande porte, o Cerrado é agora importante produtor de alimentos, fibras e energia, com elevadas contribuições na produção nacional de algodão, sorgo, soja, milho, feijão, cana-de-açúcar e carne.

Entre outros, a Embrapa tem em desenvolvido projetos de pesquisa e inovação na agricultura orgânica, ciência e tecnologia de alimentos, entomologia, fisiologia de sementes, fitopatologia, fitotecnia, irrigação, melhoramento genético.                                                                              

Inegavelmente, a Embrapa exerce papel fundamental na melhoria do desenvolvimento genéticocontribuindo para as políticas alimentares,com destaque no impulso do agronegócio brasileiro.

E agora, uma para deixar o Paraná orgulhoso: com o objetivo de ampliar a pesquisa na área de proteína animal, com foco na produção de peixes, aves e suínos, a Embrapa vai instalar uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) em Toledo, no Oeste do estado. O início das atividades deve ocorrer no segundo semestre deste ano. O objetivo é trabalhar em conjunto para garantir a sustentabilidade da produção de proteína animal na região, com soluções inovadoras e adaptadas às necessidades locais.

Assim, quando algum brasileiro pensar em fazer comentários negativos ou mesmo uma crítica mais severa ao nosso país, que lembre disso e também que o Brasil é uma nação de paz e amizade, na qual dezenas de etnias convivem em harmonia, país agraciado pela natureza em todos os sentidos e por isto um dos maiores celeiros do mundo, capaz de garantir a segurança alimentar de cerca de 1 bilhão do pessoas.   

*Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, ex-ministro da Saúde, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Tocantins e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Emprego do Município de Palmas-TO