Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Criado no final de 2010, o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo reunirá a partir deste ano os profissionais com esta formação que elegem nesta quarta-feira, 26, seus representantes estaduais e federais.

A partir deste ano os arquitetos e urbanistas passam a pertencer a um Conselho Profissional específico para a categoria, não mais regidos pelo Sistema CREA. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, criado no final do ano passado pela Lei Federal 12.378, realiza nesta quarta-feira, as primeiras eleições em todo o País para os representantes estaduais e federais do novo Conselho.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil seção Tocantins - IAB-TO, Gilmar Scaravonatti, a criação da Entidade é uma importante conquista para a categoria. "Essa conquista foi pleiteada por mais de 50 anos pelos Arquitetos e Urbanistas. Com criação do CAU será possível atender as particularidades de formação, atribuição e fiscalização da classe. Particularidades estas, difíceis de se atender em um conselho multiprofissional tão amplo quanto é o Sistema CREA/CONFEA" explica.

O voto será efetuado pela internet no site http://www.votaarquiteto.com.br até as 20h desta quarta-feira. Para votar, o profissional precisará utilizar uma senha eletrônica já enviada por Correio. Caso não a receba, a orientação do IAB é para que o profissional retire a correspondência numa agência. "Em virtude da recente greve dos Correios, é possível que nem todas as senhas sejam entregues no prazo correto" pontua Gilmar Scaravonatti.

O Tocantins possui atualmente mais 500 arquitetos e urbanistas. O voto é obrigatório mesmo para quem está inadimplente com o CREA. Caso não efetue o voto ou justifique, o profissional está sujeito à multa no valor equivalente a uma anuidade. (Assessoria de Imprensa CAU)