Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A equipe da coordenadoria de Monitoramento Ambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins participou entre os dias 19 à 20 do Seminário Internacional “Construindo a Inspeção Veicular no ABC” , em São Caetano do Sul (SP). O seminário teve como objetivo colaborar com as discussões sobre a inspeção veicular no Grande ABC e colher informações técnicas que permitirão a elaboração de um modelo de Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos Automotores adequado à realidade ambiental da região, a um preço menor ao usuário e com a melhor tecnologia possível.

Em fase de implantação no Estado, a participação do Instituto teve como finalidade de construir um modelo de inspeção veicular adequado à realidade ambiental do Tocantins juntamente com os demais parceiros do – PCPV/TO - Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado do Tocantins.

Para o coordenador de Monitoramento do órgão, Flávio Aquino, a participação no Seminário propiciou a troca de experiências envolvendo países e instituições, pois foram apresentadas todas as informações colhidas pelo grupo de trabalho PCPV Estadual. “A implantação desse programa de inspeção veicular, quando bem realizado, vai aliar medidas efetivas de priorização, tais como; custo e eficiência o que vai contribuir para a melhoria da qualidade do ar nas cidades de maior fluxo de veículos no Estado, como Palmas, Araguaína e Gurupi”, explicou.

Os trabalhos de criação do Plano de Poluição Veicular iniciaram este ano sendo que no mês junho, de acordo critérios da Resolução CONAMA nº 418, de 25 de novembro de 2009, o PCPV/TO foi elaborado, por meio de uma consultoria contratada pelo Estado. Com base nas informações adquiridas durante a participação do Seminário a equipe vai se reunir nesta quarta-feira, 26, às 9h30, no auditório do Naturatins, em Palmas, com os membros da Câmara Técnica Temporária do PCPV/TO para tratar das ações do Plano Estadual.

O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Inspeção Veicular, e o IEMA - Instituto de Energia e Meio Ambiente Consórcio com o apoio da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul e do Ministério do Meio Ambiente. Além do Naturatins, participaram do evento especialistas de vários países entre eles Alemanha, Chile, Estados Unidos e México, como também, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente São Paulo e do Ministério do Meio Ambiente, e palestrantes que apresentaram suas experiências.

Resolução

A Resolução CONAMA nº 418, de 25 de novembro de 2009, dispõe sobre critérios para a elaboração de PCPV e para a implantação de Programas de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso - I/M pelos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente que determina novos limites de emissão e procedimentos para a avaliação do estado de manutenção de veículos em uso.

Grande ABC

Compõem os municípios da Região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. (Ascom Naturatins)