Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

À primeira vista o título da exposição “Além do Esterno”, referente ao osso da parte frontal do corpo humano, pode parecer estranho para o expectador. Mas a exposição dos artistas Filipe Porto e Elpídio de Paula Neto discute a relação entre a natureza biológica e a natureza social do homem. O vernissage da exposição acontece na Galeria de Artes do Sesc, neste sábado dia 29, a partir das 19h. O evento integra e ocorre simultaneamente a abertura do Aldeia Jiquitaia, mostra de cultura promovida pelo Sesc. As obras continuarão expostas até 29 de novembro. A entrada é franca.

Partindo das noções de corpo atingidas nas várias fases da vida e na noção cultural, os artistas analisam o tabu construído em torno do corpo desnudo. A exposição “Além do Esterno” perpassa por questões éticas, morais, religiosas e pessoais perante a beleza de um corpo despido, interna e externamente.

Segundo o curador da exposição, Vone Peterson, as obras expressam a beleza do corpo fora de sua estética habitual. “A exposição relaciona o conceito de nudez com a vergonha, embora esta tenha sua independência enquanto sentimento. O conceito de nudez depende essencialmente da localização espacial e temporal. Ela pode ir de extremos como a nudez apenas no caso da ausência de aparatos ou em casos de religiões que consideram mulheres sem véu protetor como nuas”, explica.

Sobre os artistas

Filipe Porto é membro do Núcleo de Pesquisa em Arte da Performance do Sesc/TO desde março de 2011. É também acadêmico do curso de Artes – Teatro, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O artista mantém um blog onde expõe seus trabalhos e apresentações: osnumerosprimos.wordpress.com.

Já o artista plástico, Elpídio de Paula Neto é também artesão, desenhista e ilustrador com experiência em Iconografia (Arte Sacra Cristã). Possui obras fixas permanentes na Capital, como os Afrescos da Capela Santa Teresinha, da Capela interna da Chácara Santíssima Trindade e da Capela da Santíssima Trindade (releitura de Rublev). (Ascom Sesc)