Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi autorizado no último final de semana, pelo Ministério dos Esportes, o convênio garantindo repasse de R$ 1,3 milhão para a realização da 10ª Edição dos Jogos Indígenas, marcado para iniciar no próximo sábado, em Porto Nacional. O convênio foi assinado pelo presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, na figura de seu presidente, Marcos Terena e do Ministro Interino do Esporte, Waldemar de Sousa.

A assinatura do convênio foi um alívio para a organização do evento, segundo o senador Vicentinho Alves (PR), que comemorou a decisão. “Garantia acertada, evento confirmado, vamos aos detalhes finais dessa festa que celebra a união entre povos indígenas e preserva a memória de nossas raízes mais brasileiras”, disse.

Inicialmente, uma primeira data chegou a ser marcada, mas adiada pelo Ministério do Esporte, que cumpriu medida atendendo o decreto presidencial nº 7.568, de 16 de setembro de 2011, que estabelece um padrão novo para convênios entre o governo federal e entidades privadas. “Num primeiro momento, ninguém cogitava o adiamento dos Jogos, mas cumprindo determinações, àquele momento, o Ministério solicitou um novo prazo e agora garante a realização do evento em Porto Nacional”, completou.

Informações do Ministério do Esporte apontam que, com o dinheiro repassado, os custos com a montagem da arena dos jogos, o transporte e a alimentação dos atletas estão garantidos. Na estrutura dos XI Jogos dos Povos Indígenas estão ainda previstas a construção de 32 ocas que irão abrigar as etnias que participarão do evento. (Com informações da assessoria de imprensa do senador)