Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Humberto Lira

Foto: Humberto Lira

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Raimundo Moreira (PSDB), acompanhado de outros 12 parlamentares receberam, na tarde desta quarta-feira, dia 9, na sala de reuniões da presidência, o embaixador do Malaui, Francis Moto. A visita do diplomata africano ao Tocantins tem como principal objetivo conhecer o potencial energético do Estado para possíveis parcerias.

Durante o encontro, Raimundo Moreira falou sobre o funcionamento do Parlamento e do modo como os legisladores trabalham para manter o consenso em uma Casa de Leis onde as forças são equilibradas. Já o embaixador discorreu a respeito do sistema político e econômico do seu país e respondeu a perguntas dos deputados com relação às áreas da educação, saúde e segurança pública do Malaui.

Sobre o interesse da embaixada africana em firmar parceria com o Tocantins, Francis Moto declarou que o Malaui não dispõe de recursos tecnológicos para gerar energia para a população ou mesmo viabilizar a exploração de minério de ferro, uma das principais bases da economia do país. Por este motivo, o diplomata tem visitado Estados como o Tocantins para buscar alternativas energéticas a exemplo das usinas de álcool e açúcar no Brasil.

Ao final do encontro, o presidente da Assembleia entregou uma lembrança ao embaixador e agradeceu a visita. Também participaram da recepção os deputados Stalin Bucar (PR), Josi Nunes (PMDB), Amália Santana (PT), José Geraldo de Melo Oliveira (PTB), Carlão da Saneatins (PSDB), Osires Damaso (DEM), Marcello Lelis (PV), Iderval Silva (PMDB), José Bonifácio (PR), Sargento Aragão (PPS), José Roberto Forzani (PT) e Raimundo Palito (PP). (Dicom AL)