Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado


O Ministério Público Federal no Tocantins comemora no próximo dia 18, sexta-feira, 20 anos de implantação no Estado, além de inaugurar oficialmente as novas instalações da Procuradoria da República no Estado do Tocantins. Estão confirmadas as presenças do procurador geral da República, Roberto Gurgel, e do secretário-geral do MPF, Lauro Pinto Cardoso, além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nas esferas federal, estadual e municipal e de membros do MPF lotados em outras unidades do País. A solenidade tem início às 17 horas, no novo endereço da PR/TO: quadra 104 Norte, rua NE 03, conjunto 02, lote 43, Edifício Transamérica.

A Procuradoria da República no Tocantins foi criada pela Lei 8.252, de 25 de outubro de 1991, publicada no Diário Oficial da União em 28 de outubro de 1991, e iniciou suas atividades em um anexo do prédio da Justiça Federal. As atividades processuais eram realizadas por procuradores designados por portarias para atuação em períodos não superiores a trinta dias.

A primeira sede própria foi inaugurada em 17 de abril de 1998, em solenidade que contou com a presença dos estão procurador-geral da República Geraldo Brindeiro e secretário-geral João Batista de Almeida. O procurador chefe era Mário Lúcio de Avelar. Outros membros do MPF que foram responsáveis pela administração da Procuradoria foram Carlos Vilhena, Álvaro Manzano, Gustavo Magno e João Gabriel Morais Queiroz.

Após treze anos, o aumento na demanda por ações do MPF no Tocantins e consequente necessidade de mais procuradores e servidores, a capacidade do primeiro prédio se tornou pequena. Aproveitamento de espaços e até mesmo acomodação do setor administrativo em um anexo foram medidas adotadas em caráter de urgência, até que as novas instalações fossem escolhidas de acordo com a necessidade atual do órgão, na gestão de João Gabriel Morais de Queiroz. (Ascom MPE-TO)