Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Raimundo César

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, e uma comitiva de oficiais da instituição, receberam no início da tarde desta terça-feira, 18, no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, representantes do Ministério Público Federal (MPF), que solicitaram apoio para a divulgação e coleta de assinaturas da Campanha 10 medidas contra a corrupção. 

Participaram do encontro o procurador Chefe do MPF no Tocantins, João Gabriel Morais de Queiroz, o procurador da República Álvaro Lotufo Manzano, o chefe do Estado Maior da PMTO, coronel PM Dijalma Ribeiro Cavalcante, o subchefe do estado maior da PMTO, coronel PM Amaro Martins de Queiroz Neto, o corregedor geral da PMTO, coronel PM Abelardo Bezerra Neto, e outros oficiais da cadeia de comando da PMTO.

O procurador João Gabriel expôs ao comandante geral e demais oficiais, um resumo das propostas da campanha, que foi idealizada pela força-tarefa do MPF que conduz a Operação Lavajato e pretende coletar assinaturas para a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular, todos destinados a aperfeiçoar mecanismos de combate à corrupção no Brasil. Dentre as medidas propostas pelo projeto estão a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores, responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois, recuperação do lucro desviado do crime, dentre outras medidas.

A meta da campanha é colher um milhão e meio de assinaturas no país e, para tanto é necessário a mobilização do maior número de pessoas e instituições. No Tocantins o objetivo e conseguir cerca de 10 mil assinaturas. O comandante geral da PMTO destacou que a instituição será parceira da ação e mobilizará o efetivo para que colabore nas assinaturas que apoiarão o projeto.

O Comandante destacou que a PM do Tocantins é uma das instituições com maior credibilidade perante a comunidade tocantinense, e que não tolera a corrupção em seu meio. Lembrou que de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Vitimização, realizado pelo Datafolha e encomendado pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a PM do Tocantins está entre as menos corruptas do país.

Coronel Glauber agradeceu a visita dos representantes do MPF e firmou a parceria para que o projeto chegue ao seu objetivo. “Nossos comandantes em todos os municípios do estado divulgarão o projeto para a o efetivo e estarão empenhados para conseguir o maior número de assinaturas possíveis dentro de nossos quartéis, junto aos nossos militares”, destacou o comandante geral.