Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Começa nesta quarta-feira, 16, o Curso de Gestão e Documentação do Programa de Qualificação em Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que tem por objetivo identificar e quantificar as demandas por formação provenientes da comunidade museológica brasileira. A capacitação é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Superintendência de Patrimônio Histórico e será ministrado pela museóloga do Ibran, Noris Leal. O curso começou às 8 horas desta quarta e vai até sexta-feira, 18, às 12h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, Praça dos Girassóis.

A capacitação contemplou 50 vagas, direcionados para funcionários da comunidade museológica de 11 museus existentes no Tocantins, distribuídos nos municípios de Palmas, Natividade, Porto Nacional, Formoso do Araguaia, Colinas, Vanderlândia, Dianópolis e Aparecida do Rio Negro e também para universitários e a sociedade civil que trabalha com gestão de documentação.

De acordo com a coordenadora de museus, Suane Oliveira, a qualificação contribuirá para a preservação do acervo dos museus. “Um dos recursos essenciais para a gestão do acervo, investigação e serviços públicos é a existência de uma documentação precisa e acessível. O curso contribuirá com o desenvolvimento museológico, a difusão da Memória e a preservação do Patrimônio Cultural do Tocantins”, ressalta Suane Oliveira.

Noris Leal

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades - PT. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do bacharelado em museologia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora Executiva da Rede de Professores do Campo da Museologia e Coordenadora da 7ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus. Ministrante de Oficinas para o Sistema Estadual de Museus do RS, desde 2000 e para o MINC desde 2006. Tem experiência na área de História, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museu, acervo, museologia, memória e patrimônio. (Ascom Secult)