Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto de incentivo e valorização cultural desenvolvido pela Associação Tocantinense de Municípios - ATM na gestão do atual presidente e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) teve a primeira colocação no Edital de Cultura 2011 da Secretaria da Cultura (Secult) no Prêmio Mauro Cunha. Nesta categoria outros quatro projetos foram também contemplados. O resultado foi homologado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 18, após a análise dos pedidos de recurso

O projeto prevê a destinação de R$ 30 mil para a realização de cinco exposições em 2012 na Galeria de Artes da ATM inaugurada em junto deste ano. O recurso é do Fundo Estadual de Cultura. Ao todo foram inscritos mais de 400 projetos com proponentes de todas as regiões do Estado que passaram pelo crivo de 36 jurados de várias partes do Brasil.

Artistas plásticos de todos os municípios terão a oportunidade e mais um espaço para promoverem a exposição de seus trabalhos e telas. Para o curador de arte da ATM, Pierre de Freitas, a aprovação do projeto mostra que a instituição está no caminho certo com relação à valorização das manifestações culturais. “A aprovação mostra que a ATM está desenvolvendo uma iniciativa que realmente tem grande valor cultural”, frisou o artista plástico que é um dos mais conhecidos do Estado.

O presidente Manoel Silvino salientou que a Galeria de Artes de exposição da ATM visa propiciar o conhecimento do trabalho de muitos artistas e promover o intercâmbio cultural dentre os vários estilos. Na galeria, as telas em exposição podem ser comercializadas aos visitantes.

A artista palmense Veralúcia Domingues, por exemplo, que expôs em setembro deste ano na galeria conseguiu vender 60% dos trabalhos expostos. A ATM viabiliza apoios administrativo e financeiro já que os artistas não tem nenhum custo para participarem da exposição. Assessoramento técnico também é oferecido para os artistas.

Exposições

A primeira exposição da Galeria de Artes foi das artistas plásticas Rosângela Bucar e Rosemar Virgulino e teve sucesso de visitas. Nas telas das artistas, retratos e percepções do cotidiano através de imagens simples e coloridas que tiveram boa recepção no público. Depois o espaço recebeu a exposição de Veralúcia Rodrigues com um estilo mais rebuscado em suas telas e com técnicas aprimoradas de pintura.

Este mês o artista Hélio dos Santos de Guaraí está com as telas expostas na galeria até dia 17 de novembro. O trabalho do artista tem chamado atenção de vários visitantes. A última exposição do ano será conjunta e mostrará a diversidade das manifestações artísticas de vários jovens de Palmas. Os interessados em expor seus trabalhos já podem entrar em contato com a Assessoria de comunicação da instituição para agendar espaço. (Ascom ATM)