Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os agricultores familiares do projeto São João, município de Porto Nacional, se organizam para eleger o presidente do Conselho Administrativo da comunidade para os próximos três anos. No último final de semana, a Seagro – Secretaria de Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, a Ecoplan (empresa responsável pelo projeto) e os produtores estiveram reunidos e decidiram sobre a votação que deve acontecer na primeira quinzena de dezembro.

De acordo como o engenheiro agrônomo, José de Assis, a decisão de escolher o representante para o conselho é de grande importância para os produtores do São João. “Essa iniciativa é louvável, pois a criação do conselho irá possibilitar algumas mudanças para a comunidade. Com isso, os irrigantes contarão com a entidade para traçar metas de trabalho para o projeto São João”, argumentou.

Plantio

Com início do período chuvoso alguns agricultores iniciaram os preparativos das terras para o plantio de fruticultura. O projeto tem potencial para cultivar frutas como: coco, melancia, abacaxi, caju, maracujá, goiaba, entre outras culturas tropicais.

Projeto

O projeto São João, possui uma área de 5.128,8 hectares e tem 360 agricultores cadastrados. A área pode atender a demanda hídrica de aproximadamente de 3.224 hectares, divido em lotes variados que deverão ser explorados com fruticultura, por meio de métodos modernos de irrigação (gotejamento e micro – aspersão). (Ascom Seagro).