Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A edição especial do Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio, aplicada exclusivamente para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa serão aplicadas em todo o país nos dias 28 e 29 de novembro de 2011.

As provas aplicadas serão absolutamente diferentes da aplicada no mês de outubro de 2011, a e também foi elaborada com base na Teoria da Resposta ao Item - TRI, o que assegura as mesmas características da outra prova, resguardando o princípio da isonomia entre os participantes.

No Tocantins, a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Estadual da Educação selecionaram as unidades prisionais onde serão aplicadas as provas desta edição especial.

Haverá, em cada local de prova, aplicadores de prova, fiscais de corredor e um coordenador do indicado pelo próprio estabelecimento prisional.

No primeiro dia serão avaliados os conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia o conteúdo será Linguagens, Códigos, Matemática e Redação.

Esta edição tem a mesma validade que a edição principal do Enem 2011. Através da nota do Enem 2011, as pessoas submetidas à medida de encarceramento, dentro de suas limitações e prazos de cumprimento de pena, podem utilizar o resultado do exame para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada - SISU 2012 e fazer inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ainda obter certificado de conclusão do ensino médio.

Resultado

O resultado do Enem 2011 para detentos tem como data prevista de divulgação o dia 4 de janeiro de 2012, o mesmo dia da edição principal em função do número reduzido de participantes. (Ascom/SEJUDH)