Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, o governador Siqueira Campos reuniu a imprensa no Palácio Araguaia para entrevista coletiva quando comentou sobre sua viagem internacional ao Japão junto com uma comitiva de secretários e demais auxiliares de governo. Siqueira pontuou que a rotina foi pesada no País.

Questionado sobre os custos da viagem o governador salientou que não é responsável pelo setor de contas do governo. “Eu sou responsável de fazer os gastos”, salientou. “O mais importante é aquilo que a gente buscou e que viu possibilidade de obter para nosso povo”, frisou.

A viagem porém não impôs sacrifício aos cofres públicos, frisou o governador. “Eu não vou tratar disso com vocês”, disse à imprensa. Questionado sobre os benefícios que o Estado pode receber com a viagem, o governador frisou que houve avanços sobre investimentos principalmente na área de papel e celulose, na fruticultura e outras, mas não falou em valores. O governador citou ainda que o Estado vai priorizar o pagamento de equipamentos hospitalares através de financiamento.

Secretários

Questionado sobre a recomendação aos secretários e auxiliares de governo que pretendem disputar em 2012, Siqueira frisou que a orientação não é recente. “Você não pode segurar o secretário que tem projeto político. Por melhor que ele seja mistura o público com o privado. Quero evitar isso”, disse. O governador salientou que não sabe ainda quantos deixarão o governo. “Não tem nada de pessoal com ninguém”, frisou. A decisão não é direcionada a ninguém, reforçou Siqueira. “Quer ser candidato, se afaste do governo”, disse.

Agendas

Na intensa agenda pelo Japão, Siqueira apresentou dados econômicos do Estado em busca de investidores e colocou terras a disposição de japoneses que se interessem em vir trabalhar no Tocantins inclusive nos projetos Sampaio e Manoel Alves.

Outro resultado da viagem traz também a possibilidade de implantação de um programa de intercâmbio educacional e cultural entre o Tocantins e o Japão. O secretário de Educação Danilo de Melo Sousa terá que enviar um protocolo de intenções para viabilizar a parceria.

Investimentos para um projeto de televisão digital pública também foram metas tratadas junto a empresários japoneses dentre outras oportunidades econômicas como um projeto na área de industrialização de salsicha de peixe. No último dia no Japão, Siqueira visitou a cidade atingida pelo tsunami este ano.

Apaes

O primeiro ato que o governador assinou depois da chegada do Japão foi convênio com Apaes do Estado para doação de R$ 271 mil. “É uma área sensível de tanta dificuldade que a gente fica realmente penalizado de não ensejar maiores e melhores recursos”, afirmou. O governador frisou que está disposto a ser parceiro da Federação e coordenações das Apaes bem como ajudar pontualmente. “Quero que Deus nos dê melhores condições para que ano que vem possamos doar mais”, frisou. Vinte e quatro representes das Apaes nos municípios participaram do evento.