Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Vinicius

Foto: Marcos Vinicius

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com o 22º Batalhão de Infantaria do Exército, faz grande mutirão de combate à dengue, na Quadra 407 Norte, em Palmas, nessa quinta-feira, dia 8, a partir das 8 horas.

As equipes de trabalho se concentrarão em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) da Quadra 407 Norte, Alameda 12, Lote 06, onde fiscais da Vigilância Sanitária, de Obras e Postura, da Semasp, Guardas Metropolitanos e membros da Associação de Moradores se juntarão para as inspeções e limpeza da quadra.

Varredura

Ao todo, a força tarefa envolverá mais de 100 trabalhadores, entre homens do Exército, agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), agentes Comunitários de Saúde e voluntários. “Com esse efetivo e a costumeira e importante parceria do Exército, vamos fazer uma verdadeira varredura na quadra, onde o índice de infestação predial está alto, 2,4%, o dobro do que é tolerado pelo Ministério da Saúde”, explica Samuel Bonilha.

Dormindo com o inimigo

Levantamento do setor de Controle Vetorial do CCZ revela que 90% dos focos positivos do mosquito Aedes aegypti estão localizados em imóveis edificados. “Isso significa que existe um responsável que não está cumprindo com a obrigação de vistoriar o seu próprio quintal”, ressalta Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde.

De acordo com o CCZ, a maior incidência desses criadouros de larvas do mosquito da dengue é constituída de depósitos móveis, de fácil remoção, tais como: vasos/frascos com água, pratos, bebedouros em geral e recipientes plásticos. Na Quadra 407 Norte, 265 casos de dengue foram notificados neste ano.

"Com pouco esforço, podemos todos contribuir na redução desses focos, diminuindo a infestação do mosquito e consequentemente, os perigos da dengue", conclui Cláudio Gilberto.

Números da Dengue – Casos Confirmados

ANO

TOTAL

2007

5146

2008

2925

2009

1454

2010

2757

2011*

4751

*Dados até 21/11/11 Fonte: SINAN-NET - Semus