Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), informou nesta quinta-feira, 8, que os produtores do Projeto São João há muito vêm sofrendo com furtos e roubos no local, grande parte viabilizada pelo livre acesso dos veículos nas estradas que levam às chácaras. Até mesmo um assassinato foi registrado no local, segundo informações da Seagro e diante desse quadro, a Subsecretaria de Irrigação e Drenagem, a Secretaria da Segurança e da Infra-estrutura iniciaram a construção de uma barreira na entrada norte do Projeto, na faixa de domínio da TO-050. Mas outra passagem será viabilizada cerca de 800 metros à frente, próximo ao Posto da PRE – Polícia Rodoviária Estadual, sentido Palmas/Porto Nacional.

A Seinfra – Secretaria Estadual de Infra-estrutura - também ratificou a importância de se tomar medidas para conter o desgaste excessivo das estradas internas, já que estão sendo utilizadas por caminhões de carga e veículos pesados, que fogem da balança e até mesmo do posto da Polícia Rodoviária Estadual. Este tráfego intenso de veículos pesados está danificando a estrutura da ponte que passa sobre o Córrego do Prata, que não foi projetada para suportar tamanho peso, colocando em risco a vida das pessoas que trafegam por lá.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública já nos comunicou que existem fortes suspeitas de tráfico de drogas, de contrabando e outros ilícitos, seguindo esta mesma rota. O caso está sendo investigado pelas Delegacias competentes.

O Governo do Estado entende a preocupação demonstrada pelos produtores rurais, mas ressalta a relevância da barreira na estrada norte para a segurança dos mesmos e suas produções. A entrada norte ficará interrompida somente para veículos, podendo transitar pedestres e motociclistas. Além disso, os demais veículos terão acesso na nova passagem que será aberta próximo à PRE.