Meio Ambiente

Foto: Ascom Semades

A diretoria interina do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso organiza assembleia geral para escolher e validar a comissão eleitoral que irá conduzir o processo das eleições para composição do comitê. O evento acontece no auditório do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, nesta terça-feira, 13, a partir das 8h30, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A comissão eleitoral será responsável por fazer as assembleias setoriais (usuários dos recursos hídricos e sociedade civil organizada) e publicar o edital de convocação das eleições, estabelecendo os prazos para realização de cada fase do processo. Estima-se que até maio de 2012 o processo esteja totalmente concluído.

A diretora de apoio a gestão de recursos hídricos da Semades, Ana Angélica, lembra que tanto usuários como sociedade civil organizada só poderão participar das eleições se efetuarem o cadastro junto ao Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Cerh). Ela informa que o prazo se encerra no próximo dia 21 e que até esta segunda-feira, 12, já tinham sido registrados 17 cadastros que estavam em análise para conferência dos documentos.

Diretoria definitiva

Após as assembleias setoriais, em que usuários de água e sociedade civil escolhem os melhores representantes para fazer parte do Comitê, acontecerá uma assembleia de posse, com a participação de todos os setores, inclusive dos representantes do poder público. Nessa assembleia também haverá o processo de escolha da diretoria definitiva do Comitê e análise para aprovação do Regimento Interno, que será apresentado pela diretoria provisória. (Secom)