Cultura

Foto: Divulgação

O Memorial Coluna Prestes abre as portas a partir desta segunda-feira, 12, para quatro dias para apresentações culturais com o objetivo de incentivar a visitação no espaço e renovar o espírito natalino. As apresentações, que começam a partir das 17h, no Teatro de Bolso e no Pátio do Memorial, são formadas por grupos artísticos de escolas públicas de Palmas. A iniciativa é da Superintendência de Patrimônio Material e Imaterial da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

Se apresentarão grupos artísticos formados por alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino, além o Coral da Seduc, reunindo mais 250 alunos, entre oito e dezoito anos, levando ao público da Capital espetáculos de Fanfarra, Balé Clássico Infantil, Jazz, Balé Moderno infantil, Corais adulto e infantil, Dança de Rua, Peça teatral infantil, Dança Country, Dança da Emílias e Bandas infantis das escolas Municipais Jorge Amado, Anne Frank, Padre Josimo Tavares, Monteiro Lobato e Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem. O Evento é gratuito e aberto a toda a população e tem como parceiros a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Palmas (Semec).

Memorial Coluna Prestes

Fechado por quase oito anos, o Memorial foi reaberto ao público durante a Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT). Construído como forma de homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, o memorial foi projetado por Oscar Niemeyer. O acervo do Memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes que rememoram a marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro, inclusive no Tocantins nos anos 20 e 30.

Programação

Dia 12/12 – a partir das 17 horas

Fanfarra – Escola Municipal Jorge Amado

Baile das Fadas e Grupo de Jazz – Escola Municipal Anne Frank

Dia 13/12 – a partir das 17 horas

Coral e Banda – Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares

Balé Clássico e Dança Country – Escola Municipal Monteiro Lobato

Dia 14/12 – a partir das 17 horas

Balé Moderno e Dança das Emílias – Escola Municipal Monteiro Lobato

Coral Natalino – Servidores da Seduc

Dia 15/12 – a partir das 17 horas

Balé, Dança de Rua e Peça Infantil – Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem