Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Emoção e alegria, estes foram os sentimentos que embalaram a formatura do primeiro, segundo e terceiro segmento realizada hoje,13, na Unidade Prisional Feminina. Ao todo, 18 reeducandas concluíram seus cursos. Professoras, formandas, convidados, puderam acompanhar toda a programação que contou com apresentação de duas alunas cantando aos presentes. Fez parte da programação ainda, momento de oração e reflexão, comemoração dos aniversários do segundo semestre e entrega de presentes.

O Superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Estado, Bonfim Santana Pinto; o Diretor de Administração Penitenciária, Antônio Júnior; a Diretora de Assistência ao Preso e ao Egresso, Patrícia Macena Lino; o Coordenador de Educação e Saúde Prisional; Héder Batista Vieira; a Subsecretária de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Marciane Machado, o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro; equipe de professores e servidores da unidade se fizeram presentes na solenidade.

Segundo a Subsecretária de Educação Básica, Marciane Machado, o término das aulas é o momento onde os alunos param para fazer uma retrospectiva sobre o que eles realmente conseguiram avançar em termos de aprendizagem, é um momento de festa onde a escola para pra confraternizar e pra avaliar os resultados do processo de ensino aprendizagem da unidade escolar. “Nós sabermos que a escolarização é direito do cidadão, especificamente na unidade de ensino do sistema prisional nós também estamos presente oportunizando ao aluno o processo de aprendizagem, que é trabalhado dentro de uma proposta metodológica específica contextualizada com base nessa realidade”, ressalta a Subsecretária.

O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, falou da importância do evento para o Governo do Estado do Tocantins, para a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e também para o Sistema Prisional. “É importante porque vemos a materialização desse feliz convênio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos com a Secretaria da Educação, com essas ações, nós podemos perceber o resultado positivo, ao se ver o número de alunas estudando. Essas ações serão efetivadas, o ano que vem, além dessas, outras ações principalmente as voltadas para a profissionalização. Nós temos uma diretoria responsável por este trabalho, que é a Diretoria de Assistência ao Preso e ao Egresso, que tem feito um trabalho maravilhoso, com a realização de convênios com outros órgãos. O resultado vem de encontro ao desejo do atual governo, que é cuidar de todos”, finalizou o Secretário.

A formanda Elen, que já tem seu curso de graduação escolhido após a conclusão do segundo grau, frisa a importância da atuação da escola no sistema prisional. “As aulas transformam nossa vida. Agente sabe que errou, mas o ensino traz benefícios porque faz com que possamos seguir nossa vida lá fora e sair do mundo da criminalidade”. Ainda de acordo com Elen, as aulas são mais que momentos de aprendizagem são momentos de lazer, porque o relacionamento com colegas e professores é muito bom. “As professoras fazem parte da nossa vida aqui dentro, elas colocam a gente pra cima quando a gente está pra baixo, dá conselho”, concluiu a formanda. (Ascom/SJDH)