Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Quanto mais cedo um câncer de mama é descoberto, maior a eficácia do tratamento, o que aumenta a importância das mulheres realizarem o autoexame, só que a mamografia ainda é o exame ideal para a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, o Tocantins possui 10 mamógrafos, sendo 06 disponibilizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Conforme parâmetros do INCA - Instituto Nacional do Câncer, este número de mamógrafos é suficiente para atender a população do Estado, pois, é preconizado um aparelho para cada 240 mil habitantes. Além disso, o Estado possui ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, como também orientações e exame clínico das mamas, realizado nas unidades básicas de saúde dos municípios.

Caso seja diagnosticado algum nódulo ou alteração nas mamas, a paciente deverá ser encaminhada as unidades especializadas de referência em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer da mama (média complexidade). Essas unidades realizam Biopsias (PAAF / PAG), e alguns exames complementares, caso seja diagnosticado como benigno, a unidade realizará o tratamento e também a cirurgia. Porém, caso seja do tipo maligno, a paciente deverá realizar tratamento nas Unacons – Unidades de Alta Complexidade em Oncologia, de Araguaína ou Palmas.

Já as unidades especializadas de referência em diagnóstico e tratamento das lesões precursoras do câncer da mama estão localizadas no Ambulatório do Hospital de Augustinópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas de Araguaína, Ambulatório Evangélico de Palmas, Policlínica de Gurupi e Dianópolis.

NÚMERO DE MAMÓGRAFOS NO SUS

01 – Augustinópolis

01 – Palmas

01 – Gurupi

01 – Araguaína

01 – Dianópolis

01 – HGPP (Palmas)

Total: 05 UNIDADES para realizar exames de diagnóstico no Tocantins, e 01 UNIDADE no HGPP – Hospital Geral Público de Palmas usado somente para controle das pacientes que realizam tratamento no SUS.

Número de casos novos de Câncer de Mama no Tocantins

2011 – 109

2010 – 88