Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Um Termo de Cooperação Técnica assinado pela prefeita em exercício de Palmas, Edna Agnolin, e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Tocantins (SRTE/TO) na tarde desta sexta-feira, 04, garante apoio às políticas de geração de emprego na capital, através de ações integradas entre a SRTE/TO e o SINE de Palmas - órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego do município.

Em acordo entre as partes, o Termo prevê, entre diversas ações referentes à emissão de Carteiras. Neste caso, dentro de um curto tempo, o SINE de Palmas passará a emitir a carteira de trabalho já no modelo digital, lançado pelo Ministério do Trabalho em 2008 com substituição gradual em todo país. Com a aquisição da nova tecnologia, o SINE de Palmas será o primeiro órgão municipal do Brasil a emitir o novo documento.

Conforme informações da SRTE, a carteira conterá um código de barras com o número do PIS, o que permitirá ao trabalhador acessar as diversas informações de sua vida profissional, desde seu primeiro emprego até a aposentadoria.

“A tecnologia precisa estar aliada a vida do trabalhador. Comodidade, agilidade e operacionalização, são atributos da nova carteira, que sem dúvida, irão facilitar a vida dos nossos trabalhadores. A medida vai agilizar, inclusive, a contabilização de empregados e desempregados. Será possível mais rapidamente saber se a pessoa que recebe o seguro-desemprego já está empregada, e se está sob o direito de manter o benefício” completou Edna.

Ainda conforme destacou a prefeita, a parceria entre os dois órgãos vai além da rotina operacional. Os órgãos pretendem desenvolver atividades com os empresários para que, conforme suas condições, possam capacitar seus trabalhadores, regularizá-los e obter suporte necessário para contratação de mão-de-obra qualificada.

Sine de Palmas

Em seu pronunciamento, a prefeita Edna Agnolin salientou que o Sine de Palmas vem gerando grande expectativa na capital. Conforme Edna, somente no mês de janeiro de 2012 o Sine registrou mais de 4mil atendimentos, superando a meta do M.T.E em cinco vezes a mais por mês. “Superemos todas as metas, desde quando o SINE Municipal foi inaugurado. O que é bom para o trabalhador, faz bem para nossa cidade, por isso estamos engajados na geração de oportunidades, facilitando agora o acesso a carteira de trabalho e agilizando o encaminhamento ao emprego” finalizou Edna. (Ascop)