Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Dia 7 de fevereiro termina o prazo para os municípios tocantinenses, selecionados pelo MS – Ministério da Saúde, fazerem a adesão ao PROVAB – Programa de Valorização dos Profissionais da atenção Básica. Na mesma data encerra o prazo para adesão dos profissionais que participar do programa.

Oito indicadores foram utilizados para agrupar os municípios brasileiros, sendo o Produto Interno Bruto (PIB) per capita e população sem cobertura de planos de saúde. Além dos percentuais de população residente em área rural; população em extrema pobreza; população beneficiária do Programa Bolsa Família; horas trabalhadas de médicos na atenção básica para cada mil habitantes; leitos para cada mil habitantes; e indicador de rotatividade de profissionais.

O Provab Prevê o preenchimento de 3,7 mil vagas, sendo duas mil para médicos, mil para enfermeiros e 700 para cirurgiões dentistas atuarem nas equipes de saúde da família e outras estratégias de organização da atenção básica.

Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às ações dos médicos.

Para mais informações, os municípios devem acessar o link http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab, a própria página na internet orienta sobre os passos de cadastramento. Qualquer Secretaria Municipal de Saúde interessada pode participar.