Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Em recente pesquisa publicada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e FECOMÉRCIO Tocantins, dados apontam que os empresários palmenses esperam um crescimento no volume de vendas neste período que precede o Carnaval. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio – ICEC mostra um aumento na expectativa do setor e no índice geral de confiança do empresário. O índice geral de confiança aumentou quase quatro pontos no mês de janeiro, passando de 127,9 (dezembro) para 131,6. Cento e vinte empresas foram entrevistadas no município de Palmas em janeiro.

Apesar de grande parte dos empresários acreditarem que a economia atual brasileira está um pouco melhor (57,2%), a expectativa de que ela melhore é ainda maior, 84,7% (sendo que 33,5% dos empresários pensam que melhorará muito e 51,2%, melhorará pouco), um valor alto para o comércio.

Outro dado animador é que, sob a ótica do empresário, o setor de comércio deverá crescer em fevereiro. Os que acreditam que o setor melhorará somam no total 85,7% do montante da pesquisa.

A gerente da Beer Platz, uma franquia de alimentação localizada no Capim Dourado Shopping, Micheline Souza, explica que espera um aumento nas vendas para fevereiro. “Em janeiro, mantivemos a média de vendas dos últimos meses, mas para fevereiro, com o aumento do fluxo de visitantes no shopping e devido ao feriado e a volta às aulas, esperamos que as vendas superem a meta. Nós já estamos preparando novos produtos para potencializar essas vendas”, ressaltou a gerente.

Já a expectativa para as melhorias das empresas caiu pouco mais de 2%. Mas mesmo com a queda, os empresários continuam investindo em seus negócios, como é o caso do empresário do segmento alimentício, Cícero José Silva. "No meu ramo de negócio as coisas tem ido muito bem. Tenho tido muitas demandas no segmento de eventos e pretendo contratar de três a seis pessoas para minha equipe. Palmas tem crescido muito e isso reflete no comércio", comenta Cícero.

O empresário Henrique Lazaro Lopes Cardoso, do Fragata Lavajato, destaca que o empresariado deve sempre investir na melhoria do negócio. "Realmente as empresas de nossa cidade necessitam de melhorias, principalmente em suas instalações. O mercado hoje é muito dinâmico, mudando toda hora e a concorrência chega numa velocidade muito rápida. Não dá para ficar parado. Temos que reagir rápido com estratégias inovadoras, buscando sempre a excelência no que fazemos", afirma o empresário.

A pesquisa

O ICEC tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que dos empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo, tornando-o uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias e instituições financeiras. Este indicador poderá ser largamente utilizado pelo setor no seu planejamento de estoques e investimentos, particularmente para o comércio varejista. (Ascom Fecomércio)