Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia


Na manhã desta segunda-feira, 13, a Secretaria Estadual da Segurança Pública por meio de um convênio firmado com o Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional da Segurança Pública deu início ao curso de aperfeiçoamento para 30 Papiloscopistas de Palmas. A abertura contou com a presença do superintendente de Polícia Técnico-Científica, Nelson Tavares Guimarães, que no ato representou o secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho.

O curso tem por objetivo proporcionar aos Papiloscopistas aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos relativos às técnicas informatizadas de identificação (sistema AFIS), cuja importância se justifica pela implantação de novas ferramentas tecnológicas para o processo de identificação, tanto nas questões de identificação civil quanto criminal.

“O Secretário não tem medido esforços para qualificar a Polícia Civil, e dessa vez nós da Polícia Técnico-Científica fomos agraciados com esse curso de capacitação, que dará aos nossos competentes servidores a oportunidade de receberem instruções de renomados papiloscopistas da Polícia Federal. Com a realização desse curso e com os conhecimentos na área AFIS, os profissionais aqui do Estado vão enriquecer de forma relevante os trabalhos já realizados”, disse o Superintendente de Polícia Técnico-Científica.

Ainda de acordo com Nelson Tavares com a capacitação os servidores da SSP vão estar mais preparados para o cumprimento dos ofícios inerentes ao cargo, papiloscopista, tanto na emissão de carteira de identidade como também na realização de perícias em local de crime, contribuindo de forma relevante com o Poder Judiciário.

Este Curso visa também dar continuidade à política adotada por esta SSP/TO no que tange a educação continuada e treinamento de todo o quadro da Polícia Técnico Científica.

Curso

O curso é oferecido pela Acadepol e tem por objetivo proporcionar aos papiloscopistas aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos relativos às técnicas informatizadas de identificação (sistema AFIS), cuja importância se justifica pela implantação de novas ferramentas tecnológicas para o processo de identificação, tanto nas questões de identificação civil quanto criminal. (Ascom SSP)