Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em visita ao ministro da Educação Aloízio Mercadante, o senador João Ribeiro conseguiu o compromisso de pagamento do restante das parcelas que faltam para o término de 90 creches e escolas do Tocantins previstas em 60 municípios tocantinenses. Apenas emPalmas, existem 11 instituições em início de construção. “Falta agora os prefeitos agilizarem as obras, pois o ministro Mercadante disse que dinheiro não é problema” festejou o senador ao deixar o Ministério, em Brasília.

Aloízio Mercadante que assumiu o Ministério há cerca de um mês, confidenciou ao senador que teria “grande satisfação” em inaugurar uma escola ou creche no Estado. “Sei de seu esforço em levar creches a todos os municípios do Estado e gostaria de estarao seu lado na inauguração de pelo menos uma delas” disse o ex-senador Mercadante (PT) ao seu colega do Bloco do Governo no Senado, senador João Ribeiro.

Cronograma de obras das creches e escolas

O senador tocantinense prometeu ao ministro um cronograma com o andamento das obras das mais de 100 creches em construção no Estado para que o ministro possa escolher em qual delas estará presente na inauguração.

Os recursos para a construção das creches e escolas municipais do Estado têm origem no Programa Nacional de Reestruturação de Aparelhamento da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Para a maior parte da relação de creches e escolas municipais levadas pelo senador ao ministro da Educação faltam apenas as ultimas parcelas de pagamento do Governo Federal. É o caso de Abreulândia, Almas, Ananás, Aragominas, Araguaçú, Araguacema, Arraias,Augustinópolis, Aurora do Tocantins, Axixá do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cariri do Tocantins, Chapada de Areia, Colinas do Tocantins, Colméia, Conceição do Tocantins, Crixás do Tocantins,Darcinópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Fátima, Figueirópolis, Goianorte, Goiatins, Gurupi, Ipueiras do Tocantins, Itacajá, Itaguatins, Itapiratins, Luzinópolis, Marianópolis, Natividade, Nazaré, Novo Acordo, Monte Santo, Palmas, Palmeiras do Tocantins, PauD’Arco, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Nacional, Recursolândia, Rio da Conceição, Sandolandia, Santa Rosa do Tocantins, Santa Terezinha, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sitio Novo do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira,Taguatinga, Tocantinópolis, Tupiratins e Xambioá.

Prioridade para novas creches

João Ribeiro aproveitou a visita ao ministro Mercadante para solicitar que o Ministério priorizasse os processos de das creches já selecionadas no PAC 2. O “senador das creches” como o ministro Mercadante saudou João Ribeiro logo na entrada de seu gabinete,também conseguiu do ministro da Educação a promessa de destacar os projetos de Araguaína, Miracema do Tocantins, Araguatins, Miranorte, Augustinópolis, Palmas, Campos Lindos, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Porto Nacional, Filadélfia, Praia Norte, Formosodo Araguaia, São Bento do Tocantins, Goiatins, Taguatinga, Gurupi e Tocantinópolis. João Ribeiro ressaltou que dos municípios acima, Miracema, Miranorte, Campos Lindos, Filadélfia, Praia Norte e São Bento ainda não têm creches construídas, "mas que se dependerdo seu gabinete em Brasília e da vontade do Governo Federal, terão a construção de suas cheches iniciadas ainda neste ano", disse o senador. (Ascom João Ribeiro)