Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) tem oportunizado possibilidade para que estudantes sejam efetivados em seu quadro de recursos humanos. Estudante do 1º período do curso de Agronomia, em Guaraí, Mikael Bruno de Rocco, 17 anos, vive a experiência de trabalhar pela primeira vez. A oportunidade veio após cumprir estágio obrigatório de 160 horas, exigido para concluir o curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, de Pedro Afonso. Destacou-se, teve o período de estágio prorrogado e em fevereiro deste ano foi contratado como vendedor da Loja Agroveterinária da Coapa. “Tive a chance de vivenciar na prática o que se aprende na sala de aula. Agora estou feliz de continuar, ainda mais porque vou continuar atuando na área”, relatou o universitário.

Assim como Mikael, atualmente outros quatro profissionais da cooperativa pedroafonsina começaram como estagiários e foram efetivados. Conforme a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, a opção por contratar estagiários se deve ao fato desse colaborador já está familiarizado com as diretrizes da empresa. “Mas não basta conhecer a cooperativa, é necessário que ele tenha bom desempenho não apenas cumprindo as funções básicas, mas também inovando e mostrando disposição para colaborar com seus colegas”, explicou Elisângela, lembrando alguns critérios necessários para a prática do estágio. A instituição na qual o aluno estuda deve ser conveniada com a Coapa e também é firmado um termo de compromisso entre as partes. “Além disso, todos os estudantes tem uma apólice de seguro para ampará-lo em caso de acidente de trabalho”, lembra.

Também foi através do estágio que os técnicos agrícolas Taíse Ferreira e Antônio Amâncio ingressaram no mercado de trabalho. Ambos atuam na Unidade Agroveterinaria atendendo agricultores familiares. Os colegas concordam que é mais fácil a atuação profissional para quem já teve experiência como aprendiz. “Quando comecei o estágio já vim com o intuito de me esforçar para ser contratada, pois sabia que trabalhar aqui seria uma excelente oportunidade profissional”, revela Taíse, também estudante de Agronomia. “Agarrei a oportunidade de atuar na Coapa onde posso aprender diariamente”, testemunhou Amâncio.

Primeira experiência

Atualmente quatro estudantes do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto estagiam nas Unidades Operacional (armazém) e Agroveterinária da Coapa. Em 2011, foram dez alunos do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, Faculdade Rio Sono e da Unicoc - União de Cursos Superiores.

O responsável pela armazém, Vanderlei de Sousa, relata ser prazeroso trabalhar com estudantes, sobretudo pela curiosidade que eles tem em aprender o funcionamento da unidade armazenadora de grãos que no momento recebe a safra de soja 2011/2012. Estudante do curso Técnico em Agropecuária, Deivyla Bezerra Costa, 16 anos, comemora a oportunidade e acredita que a experiência será muito útil na sua formação. “Com certeza esse estágio vai agregar valor ao meu currículo e me ajudar na hora de conseguir meu primeiro emprego”, afirmou a estudante. (Assessoria de Imprensa)