Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de discutir e acertar as atividades da programação da Pecuária de Corte para a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins 2012, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) realizará uma reunião nesta próxima terça-feira, 28. O público alvo do encontro, que acontecerá às 14h, na sala de reunião da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), são os produtores do setor. A feira será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão, as atividades da Pecuária de Corte na Agrotins serão desenvolvidas em parceria com os produtores, a ABCZ – Associação de Criadores de Gado Zebu e a ACNT – Associação de Criadores Nelore do Tocantins. “É fundamental o envolvimento dos produtores e das entidades do setor para definirmos o que é melhor, de acordo com as demandas”, afirmou.

Farão parte da programação, segundo o coordenador, o julgamento e ranqueamento de bovino; o feirão de reprodutores, com a proposta de difundir a genética do Tocantins; o encontro de confinadores e a feira da reprodução, que reunirá as empresas (assistência técnica e insumos agrícolas) que atuam no mercado. Haverá também o início da prova de ganho de peso, com animais a pasto, que ficarão no Centro Agrotecnológico de Palmas por 12 meses. O monitoramento dos técnicos da Seagro começará em maio de 2012, quando os bovinos serão pesados, e seguirá até a Agrotins de 2013.

Outra novidade da Feira será a montagem do Portal da Pecuária, que nesta edição reunirá todas as empresas e produtores do setor. A finalidade é facilitar o acesso e melhorar a exposição para visitação do público. (Ascom Seagro)