Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Técnicos do Governo, empresas de extensão rural, representantes de instituições da sociedade civil organizada e produtores rurais estão participando da 1ª Conferência Estadual de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural. O evento, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 29, segue até amanhã 1° de março, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.

A Conferência tem o objetivo de qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e está sendo promovida pelo MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, parabenizou o MDA pela iniciativa da realização da Conferência, e destacou a importância de que as discussões no evento sejam focadas nos interesses dos agricultores de forma coletiva, para que as ideias sejam construídas e tenham repercussão em todo o Brasil. “Não há como aumentar a produção de alimentos sem fortalecermos a assistência técnica para a agricultura familiar, que representa 80% das propriedades do Tocantins”, disse.

Ao destacar a importância do setor, Padua lembrou que o governador Siqueira Campos criou a Subsecretaria dos Assentamentos e das Pequenas Propriedades dentro da estrutura da Seagro, para atuar de forma mais incisiva no desenvolvimento da agricultura familiar e citou o apoio e os convênios firmados com outras instituições públicas para beneficiar o setor, como a parceria entre o Governo Estadual e o Incra para recuperação das estradas e vias de acesso aos assentamentos. “O Governo do Estado não consegue atender todos os pequenos produtores com assistência técnica. É necessário que haja efetiva participação da iniciativa privada. É preciso propor nessa conferência a reativação de contratos e convênios com a iniciativa privada para prestar o serviço”, sugeriu o secretário executivo.

O delegado do MDA no Tocantins, Agostinho Chaves, disse que é importante a participação dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada no evento para que possam construir propostas de melhoria para a prestação de serviço de qualidade no sistema. “Vamos discutir e encontrar ferramentas de inserção de tecnologias que contribuam para a implantação de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”, assegurou o delegado.

Para o técnico do Ruraltins, Andre Verzola Neto, o evento é fundamental para a ampliação de conhecimentos dos profissionais que estão atuando diretamente com os agricultores familiares. “É uma oportunidade de conhecermos outros tópicos, outros eixos e construirmos propostas que atendam as necessidades do setor”, afirmou.

Meta

De acordo com o Ruraltins, a meta do órgão, este ano é atender 21 mil agricultores familiares em todo o Tocantins, prestando serviços de assistência técnica.(Ascom/Seagro)