Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 2 e 10 de março os secretários Jaime Café, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário; Divaldo Rezende, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Kátia Rocha, da Cultura, estarão em viagem oficial à Espanha. Dentre as cidades e regiões a serem visitadas estão Madri, Segóvia, Sevilha, Logroño e Cárceres.

Os secretários devem ser recepcionados e acompanhados por representantes do Governo espanhol. A missão do secretariado tocantinense é resultado de contatos realizados ainda em 2011, quando representantes da embaixada da Espanha, estiveram no Tocantins, em audiência com o governador Siqueira Campos. Importantes acordos de cooperação técnica devem ser preparados para, posteriormente, serem firmados oficialmente pelo governador, em missão oficial àquele país, prevista para meados de junho deste ano.

A Espanha é o segundo país que mais investe recursos internacionais no Brasil. A expectativa é que apenas na área de meio ambiente o Tocantins firme acordos de cooperação da ordem de R$ 50 milhões. Na agricultura, R$ 80 milhões.

Agricultura

No tocante à agricultura e pecuária, o secretário Jaime Café deve conhecer as mais importantes e modernas tecnologias disponíveis naquele país.Uma delas é a tecnologia de rastreabilidade - que garante um maior controle de qualidade e procedência da carne -, pela qual a Espanhaé tida como referência europeia. “O Tocantins já está apto aexportar carne para a Europa e dessa forma nos interessa bastante conhecer essa tecnologia, viabilizando ainda mais esse mercado que é tão importante para nós”, destaca. Novas e mais avançadas tecnologias de irrigação e fertilização do solo também devem ser estudadas, já que os espanhóis detêm técnicas muito avançadas neste ramo.

O setor aquícola também deve estar em pauta durante a viagem. O secretário Jaime Café deve reunir-se com executivos da empresa espanhola Pesca nova,que já em 2011, sinalizou interesse em instalar uma indústria de processamento de pescado e fabricação de ração no Tocantins. “A possibilidade de processamento desse pescado ofereceria muitas oportunidades. Além do produtor, as classes C e D, por exemplo,teriam acesso a um produto de qualidade com menor custo”, explica.

Meio ambiente

Gerenciamento de resíduos sólidos e gestão de unidades de conservação serão alguns dos temas tratados pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende. Conforme o secretário a Espanha possui uma tecnologia específica para gerenciamento do lixo produzido em municípios com até dez mil habitantes. “Essa tecnologia, em especial, nos interessa bastante, já que o Estado possui diversos municípios com esta população”, pontua.

Quanto às unidade de conservação, Rezende deve visitar o Parque Nacional de Doñana e conhecer o Departamento de Conservação da Natureza Civil, da Guarda Civil, que corresponde ao Cipama brasileiro. “Nossa intenção é estabelecermos um protocolo de treinamento e capacitação dos nossos oficiais”, destaca. Outra visita deve ser ao serviço de bombeiros espanhol.

Cultura

Na área cultural, segundo a secretária de Cultura, Kátia Rocha, a intenção da missão à Espanha é conhecer a potencialidade do artesanato local e verificar a possibilidade de estabelecer intercâmbios culturais como país. O empreendedorismo também estará em pauta durante a viagem, já que a secretária deve reunir-se com empresários do setor de artesanato.

“É de suma importância que a Secretaria de Cultura tenha espaço aberto tendo a possibilidade de desenvolver um intercâmbio cultural com artistas egoverno espanhol, já que a Espanha possui uma das mais ricas e pungentes culturas mundiais. Nossa expectativa é poder desenvolver projetos juntos”, destaca a secretária.

Missão do governador

Durante a missão do governador Siqueira Campos à Espanha, prevista para junho deste ano,dentre diversos compromissos, o titular do Executivo deve reunir-se com empresários espanhóis, com o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, ministros do meio ambiente, agricultura, pesca,cultura, e membros da família real espanhola. (Secom)