Campo

Foto: Divulgação

Teve início na manhã desta terça-feira, 6, a edição 2012 do Projeto Senar Rondon. Esta é a 4ª edição do Projeto e pela segunda vez o Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins é parceiro na realização do mesmo. O objetivo do Projeto é levar mais desenvolvimento e qualidade de vida a comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nesta edição o Senar Rondon vai contar com a participação de 35 estudantes e de professores do Campus Araguatins. As ações serão realizadas no P. A. Maringá, assentamento que fica a cerca de 30 km do município de Araguatins e que abriga 92 famílias, totalizando aproximadamente 400 pessoas.

O Projeto Senar Rondon propõe uma troca de conhecimentos entre estudantes e a comunidade. “Os alunos ensinam o que aprendem em sala de aula e assim também acabam ganhando mais conhecimento”, explica a coordenadora de campo do Senar Rondon, Leilane Ribeiro.

Segundo ela o IFTO Araguatins foi a instituição escolhida para ser parceira do Projeto devido ao ótimo trabalho realizado na edição anterior do mesmo. “A parceria com o Campus Araguatins na última edição resultou em bons frutos e por isto esta instituição foi novamente contemplada. Esta parceria foi um achado de ouro e agradecemos muito a colaboração”, enfatizou a coordenadora.

Durante a abertura desta edição do Senar Rondon, o diretor-geral do Campus Araguatins, professor Décio dos Reis, destacou a oportunidade que os participantes do Projeto têm de melhorar a vida de muitas pessoas. “Esta é uma oportunidade de aprendizado única”, enfatizou.

Atividades

Durante os próximos sete dias os estudantes e professores do Campus Araguatins e a equipe do Senar estarão no assentamento P. A. Maringuá, onde serão realizadas diversas atividades, entre elas a implantação de horta comunitária e casa vegetativa. Também serão passadas noções de cooperativismo e promovidos cursos de noções básicas de informática e conscientização ambiental. Nesta terça-feira a equipe passa o dia planejando as ações. “O que queremos é deixar para esta comunidade algo que melhore a vida”, lembra a coordenadora.

Os resultados do Projeto Senar Rondon serão apresentados no próximo dia 13, terça-feira, quando haverá uma avaliação das ações realizadas. (Assessoria de Imprensa)